Viver

Palco em Casa vence concurso Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável

8 dez 2021 14:00

Projecto da SAMP, dos Pousos, de Leiria, foi um dos três distinguidos pela CCDR Centro

palco-em-casa-vence-concurso-boas-praticas-de-envelhecimento-activo-e-saudavel
Momento performativo do "Palco em Casa"
SAMP

Palco em Casa, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, de Leiria, foi um dos três projectos vencedores da quarta edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra.

Além do projecto de Leiria, foram distinguidos Hospital amigo dos + velhos, promovido pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede,  e Walk-ID, apresentado pela Universidade de Aveiro.

Este concurso tem como objectivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovem o envelhecimento activo e saudável na região Centro.

Quanto aos vencedores desta quarta edição, foram revelados ontem, em Coimbra, no 8.º Congresso do Envelhecimento Activo e Saudável.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “tendo em conta o desafio demográfico da região Centro, que apresenta uma população bastante envelhecida, torna-se premente promover e potenciar políticas para um envelhecimento cada vez mais saudável e activo. Nesta edição do Concurso, houve 145 candidaturas, que envolvem 123 entidades, números que muito nos orgulham e que são um estímulo ao desenvolvimento de novos projectos e parcerias e ao aparecimento de novas formas de promoção do envelhecimento activo e saudável".

"É, para nós, fundamental disseminar o conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, para que estas práticas e projectos possam ser replicados em toda a região”, realçou.

O que é o Palco em Casa?
Através da criação de uma programação de Concertos de Bolso, o público-alvo tem acesso a fruir de cultura, em suas casas, no seu espaço, podendo convidar familiares e amigos, através da oferta de um bilhete, para assistirem a um espectáculo cultural escolhido por si. Este projecto contribui para reduzir o nível de solidão e isolamento do idoso, pois, através da fruição cultural, de sua preferência, potenciam a socialização cultural e reduzem o sentimento de solidão, activando a saúde mental e física, salienta a CCDRC.