Viver

Palavra de Honra | Questiono-me se a Humanidade já se encontra no auge da sua idiotice!

29 mai 2022 19:50

Cátia Dias Nunes, Brand Manager

palavra-de-honra-or-questiono-me-se-a-humanidade-ja-se-encontra-no-auge-da-sua-idiotice

- Já não há paciência... para a digitalização da má língua! Vá um espécime millennial fazer scroll nas suas redes sociais e, de imediato, sente saudades das velhinhas a alcovitar a vida alheia à janela, de uma boa cusquice em promoção no minimercado ou da roupa suja no lavadouro!

 - Detesto... a palavra detestar! Cá para mim, é sempre "de testar", sempre, a possiblidade de gostar. Quiçá, amar! O coração é um órgão elástico. O estômago também. É dar-lhe(s) alimento e sessões de Yoga todos os dias! 

 - A ideia... é apreciar o caminho! Às vezes, o sacana parece aquele caminho que o GPS nos deu como o mais curto, mas não avisou que era todo esburacado! Marcha-atrás?! Difícil engatar. O melhor é olhar atentamente para a direita, para a esquerda, contornar obstáculos, apreciar as curvas, fazer contas de subtração ao caminho já feito pelo retrovisor e somar o caminho em frente! Nota: se ouvires um cão mau ladrar... segue! Segue! 

 - Questiono-me se... a Humanidade já se encontra no auge da sua idiotice! Ou se vamos involuir para um próximo estágio. Ursos polares e pinguins ameaçados de extinção, nuvens de areias do deserto toldam-nos o azul do céu europeu... e nisto, o neoimperalismo reproduz-se que nem coelhos! O que interessa é ter "ninhadas" de metros quadrados de território, em troca de vidas!

 - Adoro... dias simples, gente simples, ideias simples! O simples é tão difícil de atingir, que se tornou o meu ideal de perfeição. Mas também dou por mim, de coração aberto a uma boa descoberta. Não precisa ser a descoberta da roda, ou da pólvora. Basta um livro, uma música ou uma receita que teimo nunca seguir à risca.

 - Lembro-me tantas vezes... de aguardar pela debandada dos adultos, nas festas em casa dos meus pais, para bebericar os restinhos de whiskey-cola que ficavam nos copos. E agora chiu, que isto era segredo.

 - Desejo secretamente... ser uma dondoca. Não ter que trabalhar para pagar contas. Ter todo o tempo para ler, escrever, escutar e andar por aí. Tenho estantes, um par de botas de caminhada e uma "bina" que, se falassem, concordariam comigo!

 - Tenho saudades... do meu pai, e de o ouvir chamar-me "Flor do Oriente". Sim: as coisas com mais sentido, podem não fazer sentido nenhum.

 - O medo que tive... quando numa ecografia morfológica, diagnosticaram holoprosencefalia naquele que seria o meu segundo filho. Esta palavra é medonha e as que se seguem também.

 - Sinto vergonha alheia... quando alguém fala do que não domina, pensando dominar. Resumindo e baralhando, o efeito Dunning-Krugger embaraça-me à brava!

 - O futuro... aos miúdos pertence! Pais, toca a fazer o TPC, a ver se lhes deixamos uma amostra do que encontrámos!

 - Se eu encontrar... um génio, pergunto-lhe como é que se resolve esta trapalhada toda! 

 - Prometo... nunca ser como os que prometem. Gosto de ação.

 - Tenho orgulho... de chegar à meia idade e sentir-me uma miúda! Ter pica para acordar, genica para fazer, vontade de aprender e uma equipa-maravilha que me motiva a ser melhor ("zinha", vá...) todos os dias.