Viver

Palavra de Honra | O mundo deve ser feito de renovação e de novas ideias

30 jul 2022 15:00

João Francisco, empresário

palavra-de-honra-or-o-mundo-deve-ser-feito-de-renovacao-e-de-novas-ideias

- Já não há paciência ... para a falta de paciência, para a falta de parar e pensar um pouco antes de opinar ou agir, para a falta de se fazer um esforço para compreender a perspetiva do próximo. Parece que andamos todos com pedras na mão prontas a atirar, que tal substituirmos por flores, ou até mesmo abraços?

 - Detesto... hipocrisia, xenofobia, discriminação e a tentativa de impor a outros as nossas escolhas pessoais. Em vez disso, que tal “chatearmo-nos” uns com os outros acerca de gostos culinários ou clubes de futebol?

 - A ideia... é o início de tudo, o começar de uma nova etapa, de um novo ciclo. Gosto muito de concretizar ideias, por mais intangíveis que inicialmente possam parecer. Tenho algumas para Leiria para as quais espero ter a arte e o talento necessários para as levar a bom porto.

 - Questiono-me se... Dom Afonso Henriques teria orgulho do Portugal de hoje. Penso que sim. Independentemente dos problemas que temos, continuamos o seu legado de país independente e respeitado.

 - Adoro... ser surpreendido. Pode ser com boas notícias de uma pessoa amiga, um novo lugar a descobrir, ou novas ideias e conceitos. Adoro boa conversa e boa comida. Que mais podemos pedir da vida?

 - Lembro-me tantas vezes... da gastronomia da nossa região. O peixe delicioso, a morcela de arroz, o leitão e as migas, são iguarias que volta e meia me causam distração.

 - Desejo secretamente... que o mundo evolua mais rapidamente no sentido de maior tolerância e equidade. Só assim podemos ter um mundo mais justo para todos.

 - Tenho saudades... das pessoas queridas que já não estão entre nós e os momentos passados com elas, são as únicas saudades que tenho. Viver o presente e o futuro é o que realmente importa.

 - O medo que tive... nunca foi relevante, nunca tive grandes medos. O único receio que tenho de momento é a desertificação do nosso país. Os incêndios que ano após ano destroem as florestas (nem me falem do nosso Pinhal de Leiria) e a escassez de água, sem medidas que realmente façam a diferença.... preocupam-me.

 - Sinto vergonha alheia... pelos meios de comunicação social que fazem dinheiro com a exploração da vida e das desgraças de pessoas, principalmente das que pouco ou nada têm. Seria bem mais interessante e proveitoso para todos focarem-se na vida dos gatos.

 - O futuro... vai ser ainda melhor do que o presente. Embora algumas vezes pareça que estamos a retroceder do ponto de vista civilizacional, acredito que o número de pessoas focadas em criar um mundo melhor, ultrapassa largamente quem o procura destruir.

 - Se eu encontrar... a fonte da vida eterna, fecho a torneira. O mundo deve ser feito de renovação, de novas ideias e pessoas. Quão aborrecido será um mundo em que todas as pessoas, ou ainda pior só algumas, vivem para sempre?  

 - Prometo... continuar a “puxar a brasa” à nossa Leiria. É uma região com um potencial imenso, desde a tecnologia e indústria às artes, passando pela gastronomia e turismo.

 - Tenho orgulho... na nossa bonita cidade de Leiria. Tendo já vivido quase duas décadas no estrangeiro, para mim Leiria é a capital do mundo, do meu mundo. Tendo assistido de fora à evolução da nossa cidade, é impressionante como tem evoluído em termos de infraestruturas e qualidade de vida. Os Leirienses estão de parabéns.