Viver

Palavra de Honra | A música e a sua aprendizagem têm de ser sempre inclusivas.

13 nov 2022 09:26

Francisco "Tito" Oliveira, professor de música

palavra-de-honra-or-a-musica-e-a-sua-aprendizagem-tem-de-ser-sempre-inclusivas

- Já não há paciência... para o aumento do crédito habitação, a subida do preço dos combustíveis e o aproveitamento das grandes empresas face à inflação.

- Detesto...
 pessoas que se acham superiores e melhores que as outras. Seja pelo grau académico, status social ou qualquer outra parvoíce.

 - A ideia... é não pensar tanto! A maioria das minhas ideias ocorrem quando não preciso de pensar nelas.

 - Questiono-me se... daqui a 20/25 anos continuarei a ter a mesma paciência e força de vontade que tenho nas minhas aulas (considero-me uma pessoa paciente).

 - Adoro... ver ao vivo os jogos da mágica União de Leiria, em especial quando joga em casa. Ainda mais especial quando vence!

 - Lembro-me tantas vezes... das viagens que nunca fiz. Dos sítios e lugares que ainda não descobri. O que já visitei e o que quero visitar!

 - Desejo secretamente... abrir um bar de música ao vivo em que cada dia atue uma banda ou artista com um estilo musical diferente.

 - Tenho saudades... dos meus tempos de estudante em que ficava noites inteiras a tocar com o pessoal ou a ouvir música na Academia. Quando ainda não havia preocupações e responsabilidades acrescidas.

 - O medo que tive... quando terminei o curso de música e vi todos os meus colegas e amigos, com quem convivi intensamente durante 3 anos, a seguirem os seus percursos musicais por Lisboa ou Porto. Foram tempos difíceis, mas na altura optei por outro caminho.

 - Sinto vergonha alheia... dos treinadores de bancada que vou encontrando por essa vida fora. Quando falo em treinadores, não tem que ser especificamente  de futebol.

 - O futuro... passa por criar projetos mais divergentes (Um livro, um CD, uma peça de teatro?). Dentro da música, fugir à minha zona de conforto. Tentar fazer o meu trabalho para outras faixas etárias, realidades diferentes da minha! A música e a sua aprendizagem têm de ser sempre inclusivas.

 - Se eu encontrar... as canções e histórias que já escrevi desde os tempos de infância, ficaria entusiasmado com a possibilidade de tentar recuperar ou adaptar esses textos para utilizar no meu material do dia-a-dia.

 - Prometo... nunca deixar de gostar de Beatles!

 - Tenho orgulho...
do percurso que construí até aqui. Da persistência e resiliência que tenho e de nunca desistir de algo em que acredito!