Viver

Palavra de Honra | A ideia é viver um dia de cada vez, não possuir nada e ser livre, livre de escolher o caminho a seguir

5 nov 2022 17:02

Marta Lisboa, Head of Brand

palavra-de-honra-or-a-ideia-e-viver-um-dia-de-cada-vez-nao-possuir-nada-e-ser-livre-livre-de-escolher-o-caminho-a-seguir

- Já não há paciência… Para as trotinetas como meio de transporte, para os vendedores de porta-chaves torre Eiffel, para todas aquelas que se acham Emily em Paris com barretes e canas de selfie (são mais que as mães), para as pessoas que sentem necessidade de criar novos títulos de emprego para parecerem alguém importante no Linkedin… Enfim, isto agora poderia dar uma tese de mestrado, a lista é longa e a minha paciência começa a ser cada vez mais curta. 

- Detesto… sandes com manteiga e queijo. Assim como todos os “wannabes" que se acham melhor que os outros... É como manteiga e queijo junto, demasiada gosma, torna-se indigesto.

- A ideia…  vou ser sentimentalona, mas a ideia é viver um dia de cada vez, não possuir nada e ser livre, livre de escolher o caminho a seguir, sem depender de coisas ou situações que te prendam a um lugar fixo. Na verdade, foi a única maneira de encontrar sanidade mental a viver longe de “casa”.

- Questiono-me se… Portugal hoje em dia é um país para os portugueses ou idealizado para os estrangeiros. Tenho a sensação que cada vez são mais criadas condições para os “outros” do que para os “nossos”, e o português continua a ser o fixe, o simpático, o anfitrião a trabalhar 12h e a receber 8h… sou só eu que acho isto? Talvez por ver de fora, e querer voltar um dia e não encontrar condições para que seja possível. Isto revolta-me profundamente!

- Adoro… A praia, o oceano, conhecer pessoas novas, uma dúzia de garrafas de vinho branco partilhadas com amigos e gargalhadas. Adoro música e concertos, adoro um bom desafio e tudo aquilo que me faça sair da minha zona de conforto!  

- Lembro-me tantas vezes… do sorriso do meu avô Cadima e a calma dele quando em momentos de stress. Conforta-me sempre.

- Desejo secretamente… encontrar o propósito de trabalhar para viver e não o de viver para trabalhar. Também desejo que alguém abra um tasco de frango assado com migas em frente à Notre Dame, acreditem, seria um sucesso. Deixo a dica!

- Tenho saudades… de viajar e tirar férias a sério, mesmo se a maioria acha que estou de férias quando me vêm a “passear” por Leiria. Sou nómada digital mas sem visa…!

- O medo que tive… e que tenho de ratos e ratazanas! Credo o meu coração não aguenta. 

- Sinto vergonha alheia… de pessoas que discutem alto na rua, e do meu cão quando a minha mãe lhe veste a camisola de malha preta de gola alta! #taosnob

- O futuro… Esta é difícil de responder. Como referi em cima, hoje em dia prefiro não fazer planos. Quando não há expectativas, não há desilusões. Esta aprendi à força da experiência. Recomendo vivamente!

- Se eu encontrar… Um apartamento no centro de Paris com mais de 35m2 com preço inferior ao de uma fazenda nos Açores, compro já amanhã! Da mesma maneira que gostava de encontrar a solução para cortar os fios elétricos clandestinos que cortam a vista na minha casa da Praia do Pedrógão. Esta que se situa na marginal da praia e que depois de todos os meus apelos, ninguém faz nada… pois eu sei, o peixe é bom e barato…  Câmara de Leiria… Alô, está aí alguém???

- Prometo… na verdade gosto pouco de prometer coisas porque deixa-me num estado de ansiedade até cumprir a promessa. Neste momento prometi deixar de fumar… bla bla bla… e o Sporting vai ser campeão este ano! 

- Tenho orgulho… da minha irmã gémea por ser sempre a primeira a conquistar as coisas mais difíceis, da minha mãe por ser a pessoa mais generosa e prestável que eu conheço e pelo meu pai que bem ou mal me faz rir como ninguém!