Sociedade

Padre Manuel Armindo Janeiro é o novo Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima

2 jul 2023 13:30

Exerce actualmente as funções de pároco de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), administrador paroquial da Gondemaria e presidente da direcção da Casa Diocesana do Clero. As novas funções serão assumidas no próximo dia 23 de Julho

padre-manuel-armindo-janeiro-e-o-novo-vigario-geral-da-diocese-de-leiria-fatima
O padre Manuel Armindo Janeiro tem 58 anos
Diocese Leiria-Fátima

O padre Manuel Armindo Janeiro é o novo Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima, substituindo o padre Jorge Guarda, que serviu a Igreja de Leiria-Fátima como Vigário-Geral diocesano durante 25 anos.

Segundo um comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, o padre Jorge Guarda “pediu para ser substituído nessas funções, a fim de se dedicar ao cuidado pastoral directo do povo de Deus”, tendo o bispo José Ornelas Carvalho nomeado o padre Armindo Janeiro como novo vigário-geral.

O padre Manuel Armindo Janeiro, de 58 anos, exerce actualmente as funções de pároco de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), administrador paroquial da Gondemaria e presidente da direcção da Casa Diocesana do Clero. É membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral.

As novas funções serão assumidas no dia 23 de Julho, na Sé Diocesana de Leiria, durante a eucaristia das 19 horas.

Natural de Ruge Água, na Freixianda, o padre Armindo Janeiro entrou para o Seminário em 1976, tendo sido ordenado presbítero a 29 de Julho de 1990, na Catedral de Leiria, por D. Alberto Cosme do Amaral.

Licenciado em Teologia Fundamental, desde a sua ordenação sacerdotal exerceu as funções de: vigário paroquial de Leiria; assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Movimento Católico de Estudantes (MCE); director da Escola de Formação de Leigos (2000-2005); primeiro responsável de uma comissão promotora e instaladora do Centro de Formação e Cultura; director do Departamento do Património Cultural (2001-2013); Reitor do Seminário Diocesano de Leiria (2005-2013).