Sociedade

Ourém vai ganhar 12 novos postos de carregamento para carros eléctricos

5 mar 2024 15:44

As estações de carregamento automóvel serão instaladas em nove locais do concelho, nomeadamente, Fátima (seis), Ourém (três), Caxarias (um), Freixianda (um) e Vilar dos Prazeres (um).

ourem-vai-ganhar-12-novos-postos-de-carregamento-para-carros-electricos
Postos vão ser integrados na rede MOBI-E
DR

O concelho de Ourém vai receber 12 estações de carregamento automóvel, que vão ser distribuídas em nove locais, nomeadamente, Fátima (seis), Ourém (três), Caxarias (um), Freixianda (um) e Vilar dos Prazeres (um).

Os postos vão ser integrados na rede MOBI-E, uma empresa pública responsável pela gestão da rede de mobilidade elétrica, com o objectivo de “adaptar as infra-estruturas do concelho às necessidades da crescente frota de veículos eléctricos”, lê-se numa nota de imprensa divulgada pelo Município de Ourém

Na reunião de câmara, realizada ontem, foi apresentada a proposta relativa à instalação destes 12 pontos de carregamento, que compreende a concessão de espaço público para uso privado, e que será agora submetida à aprovação pela Assembleia Municipal.

“Actualmente, as vendas de veículos eléctricos superam as de veículos a gasóleo”, o que justifica esta proposta de “reforçar a oferta pública” de pontos de carregamento de automóveis, alega Luís Albuquerque, presidente da câmara, citado naquela nota de empresa.

Nesse mesmo comunicado, o autarca afirma que “as estatísticas dizem-nos que tem existido um acréscimo de viaturas eléctricas”, o que faz com que esta mudança seja necessária para “complementar e ampliar a rede existente, garantindo uma cobertura adequada para os crescentes utilizadores de veículos eléctricos no concelho”.