Covid-19

Ourém regista mais 11 casos positivos de Covid-19 desde ontem

23 jun 2020 11:16

Em apenas 22 dias, número de infecções detectadas aumentou 64.4%, no distrito de Leiria

ourem-regista-mais-11-casos-positivos-de-covid-19-desde-ontem

Depois de, na última semana, os casos de novas infecções por coronavírus terem disparado no distrito de Leiria, os números parecem ter estabilizado. De ontem para hoje, há a registar apenas mais uma confirmação, embora haja, no relatório, mais uma morte a lamentar no concelho de Alcobaça. É a segunda, desde o dia 20. Há 31 óbitos a lamentar.

Porém, fora da área de actuação da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, em Ourém, no distrito de Santarém, houve um pico do número de infectados. De ontem para hoje, registam-se mais 11 infectados. Há, neste momento, 13 pessoas com casos activos de Covid-19.

Este número, segundo a DGS, está ligado à identificação de um surto no coro do Santuário de Fátima. Os números apresentados neste concelho deverão ser ainda maiores amanhã, uma vez que, hoje, dia 23 de Junho, o número de infecções confirmadas aumentou para 24. 

Aumento de 64.4% em 22 dias
No distrito de Leiria, entre Março e Junho, foram identificadas 337 infecções, mas, hoje, dia 22 de Junho, há 554. Isto é, só este mês houve a sinalização de mais 217 casos positivos. O que representa um crescimento de 64,4% em apenas 22 dias, no distrito. Os dados apresentados abaixo foram validados pela CDPC de Leiria, às 00:05 horas, de hoje, dia 23 de Junho.

Desde Março, a contabilidade total de casos no distrito de Leiria é a seguinte: 

(Nota: sempre que, por questões de confidencialidade a DGS não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções, quando o número é inferior a três, a diferença, excluindo os óbitos, revela o número de casos activos.)

Alcobaça é o concelho com o maior número de doentes por Covid-19 com 105 casos positivos desde Março, 44 recuperados e quatro mortos. Há, neste concelho, 57 pessoas com infecção activa.

O segundo concelho com maior número de doentes por Covid-19, é Leiria mantém o número de casos positivos identificados. Mantêm os 100 de ontem, com 88 recuperados.

Caldas da Rainha é o terceiro concelho com mais casos positivos de infecção, desde Março. Conta com 97 casos de infecção confirmada, 33 recuperados, três óbitos e 61 casos activos.

Segue-se Pombal, com 83 casos de infecção confirmada (mais um desde ontem), 59 recuperados, dez óbitos e 14 casos activos.

Peniche tem 34 casos de infecção confirmada e 13 recuperados (mais um desde ontem). O Bombarral apresenta 29 casos de infecção testados positivo e cinco recuperados.

Alvaiázere apresenta 27 casos de infecção confirmada, 22 recuperados, cinco óbitos e nenhum caso activo.

A Marinha Grande conta com 19 casos de infecção confirmada e 16 recuperados.

Segue-se Óbidos com 13 casos de infecção confirmada e três recuperados.

O relatório mostra que Porto de Mós tem 13 casos de infecção confirmada e nove recuperados.

Já Ansião conta com nove casos de infecção confirmada, sete recuperados e dois casos activos.

O fundo da tabela, estão a Batalha, com oito casos de infecção confirmada e oito recuperados, não tendo, desde ontem, quaisquer casos activos; Figueiró dos Vinhos, com sete casos de infecção confirmada e seis recuperados; a Nazaré com cinco casos de infecção confirmada e um recuperado; Pedrógão Grande com quatro casos de infecção confirmada, quatro recuperados e nenhum caso activo de infecção e, por fim, Castanheira de Pera, com um testado positivo, um recuperado e sem casos activos.

Em Ourém, no distrito de Santarém, o Município reporta 62 casos confirmados (mais 11 do que ontem), 49 recuperados e 13 activos.

O boletim divulgado pela Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, que se baseia em dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública nos agrupamentos de centros de saúde do distrito de Leiria, segue as orientações da Direcção-Geral da Saúde e não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções relacionadas com a Covid-19 quando o número é inferior a três, por questões de confidencialidade.