Viver

Ourém recebe festival Art & Tur com exibição de 87 filmes

2 set 2022 09:06

O festival Art & Tur é uma co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal e recebeu filmes promocionais e documentários de 32 países

ourem-recebe-festival-art-and-tur-com-exibicao-de-87-filmes
Ermida de São Simão, de Rafael Almeida, com Paulo Pires, um dos filmes premiados em 2021
DR

No total, serão exibidos 87 filmes, integrados em 13 sessões temáticas.

A décima quinta edição do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre entre 25 e 28 de Outubro, em Ourém.

Durante quatro dias, estão agendados para visualização os filmes que compõem a lista de finalistas da competição, seleccionados entre 281 filmes promocionais e documentários de 32 países e avaliados por um júri internacional.

Paralelamente, decorrerão outras iniciativas e as sessões são intercaladas por mesas redondas.

O festival é uma co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

No último dia, 28 de Outubro, realiza-se a Gala de Prémios Art & Tur 2022.

“Embora seja um evento de nicho, este festival chega ao mundo inteiro e às pessoas certas, como são as entidades de turismo e as equipas de produção. É um evento global, quer nos filmes exibidos quer no júri, pelo que ao fazermos um festival de quaildade, estamos a promover a qualidade do nosso turismo”, salientou, na apresentação, o director do festival, Francisco Dias, convicto que “esta é a melhor edição de sempre”.

Segundo Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “este é um evento internacional e, ao mesmo tempo, descentralizado, uma vez que acontece todos os anos em locais diferentes da região, sustentável e inclusivo. Por isso, inspira e renova a confiança do mercados externo e interno”.

Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, avançou que a organização se “insere na estratégia do município para captar eventos e atrair visitantes ao território”.

As últimas quatro edições do festival realizaram-se em Leiria, Torres Vedras, Viseu e Aveiro.