Sociedade

Ourém promove Semana da Educação para debate e partilha de experiências

25 abr 2023 15:00

A psicóloga Rute Agulhas, que vai coordenar o novo grupo de trabalho criado para acompanhar as vítimas de abuso na Igreja, é uma das conferencistas.

ourem-promove-semana-da-educacao-para-debate-e-partilha-de-experiencias
Iniciativa irá também servir de palco para a apresentação de projectos desenvolvidos pelos alunos

A segunda edição da Semana da Educação de Ourém, promovida pelo município, arranca esta quarta-feira, dia 26, e termina no dia 2 de Maio, com conferências, workshop, actividades desportivas e a apresentação e partilha de projectos elaborados pelos alunos.

A sessão de abertura está marcada para as 9:30 horas desta quarta-feira, no Teatro Municipal de Ourém (TMO), onde, de seguida, haverá um momento de partilha de práticas dos estabelecimentos escolares. Durante a tarde, realiza-se um seminário subordinado ao tema Redes e Parcerias na construção do futuro da educação, que terá como oradores, Joao Couvaneiro, docente da Universidade de Lisboa, Francisco Neves, do Alto Comissariado para as Migrações, e Pedro Pombo, director a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, entre outros.

O segundo dia será dedicado ao ambiente e sustentabilidade, com palco para a “voz dos jovens” através da apresentação de projectos desenvolvidos pelos alunos.

O ensino profissional estará em destaque na manhã do dia 28. Entre outras iniciativas, está previsto um debate, a realiza no auditório do Conservatório de Fátima, intitulado Ensino Profissional – Um caminho, muitas saídas, com a participação de antigos alunos e de empresários.

Na tarde do dia 28, decorrerá o Simpósio Infância e Juventude – Quando um filho tem duas casas/crianças entre o amor e o conflito, a realizar no TMO. Entre os conferencistas, estará a psicóloga e investigadora Rute Agulhas, que vai coordenar o novo grupo de trabalho criado para acompanhar as vítimas de abuso na Igreja, assim como Nuno Cardoso-Ribeiro e Filomena Cunha, especialistas em Direito de Família e em parentalidade, respectivamente.

O dia 29, sábado, será dedicado ao desporto, com as iniciativas a concentrarem-se no Jardim Lee Plessis-Trévise, onde, a partir das 15:30 horas haverá uma mostra de actividades desportivas (patinagem, tiro com arco, basquetebol, ginástica, karaté e ténis de mesa). Meia hora antes, haverá uma apresentação pela Arabesque Academia de Dança de Ourém.

A Semana da Educação termina no dia 2 de Maio, com o Workshop – Inspire Future, dinamizado por aluns do 12. º ano dos colégios de Fátima, a realizar entre as 10:30 e as 14 horas no TMO. As 15:30 horas, haverá entrega de prémios e a sessão de encerramento pelo presidente da câmara.