Sociedade

Ourém inaugura obras de requalificação da EB 2,3 de Caxarias

3 jan 2024 18:06

Intervenção custou cerca de um milhão de euros e foi inaugurada esta quarta-feira.

ourem-inaugura-obras-de-requalificacao-da-eb-23-de-caxarias
Intervenção contou com financiamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
CMO

As obras de requalificação da escola-sede do Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias, foram inauguradas esta quarta-feira.

A intervenção representou um investimento de quase um milhão de euros e incluiu a construção de uma portaria e estacionamento exterior, beneficiações no bar e no refeitório e a instalação de novo equipamento de aquecimento. Foram também intervencionadas a cobertura, fachadas e isolamento do edifício, de forma a aumentar a eficiência energética e fazer “a compatibilização da arquitectura exterior com o recém-inaugurado Centro Escolar de Carvoeira”, explica uma nota de imprensa da câmara.

“Esta inauguração não é apenas mais um marco importante na história deste agrupamento de escolas, é um investimento nas escolas da rede pública e uma oportunidade para continuar a implementar um ensino de vanguarda com melhores condições para quem aqui trabalha e aprende”, afirmou Cláudia Campos, directora do agrupamento, citada naquele comunicado.

Por seu lado, o presidente do município, Luís Albuquerque, realçou a “resiliência” dos agentes educativos para ultrapassar “as dificuldades vividas durante as obras de requalificação” e defendeu que “esta era uma intervenção que se impunha e que veio completar a construção do Centro Escolar de Carvoeira”.

O autarca destacou ainda o papel da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro no apoio a vários projectos promovidos pelo município, dando conta que, em seis anos, a câmara recebeu “cerca de 15 milhões de financiamento, integrados num total de sensivelmente 20 milhões de investimento”.

Segndo o comunicado da câmara, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, enalteceu a capacidade de realização do município de Ourém, no planeamento e execução dos projetos, aproveitando de forma “eficiente” os fundos comunitários ao dispor. Sobre a obra inaugurada esta quarta-feira, a dirigente disse que estas requalificações “são fundamentais para o ensino público, para os nossos jovens e para o nosso futuro”