Sociedade

Ourém avança com a reabilitação de quatro pontes no concelho

9 ago 2023 10:38

Intervenções irão também contemplar a ampliação das estruturas. No caso de Ribeira do Fárrio, será demolida a ponte actual e construída uma nova.

ourem-avanca-com-a-reabilitacao-de-quatro-pontes-no-concelho
Uma das pontes a intervencionar
DR

O Município de Ourém vai avançar com a reabilitação e ampliação de quatro pontes no concelho, localizadas no Cercal, Olival, Rio de Couros e Ribeira do Fárrio. Na última reunião de câmara, o executivo aprovou o caderno de encargos relativo ao projecto de reabilitação.

Uma das pontes a intervencionar localiza-se na Rua Padre Sousa, em Vale Faria, Cercal. Neste caso, o objectivo é alargar o perfil transversal da ponte, reforçar e alargar fundações e a laje do tabuleiro e reparar o betão armado da laje e das vigas.

Na localidade de Conceição, freguesia do Olival, será reabilitada a ponte da Rua A, com alargamento e reforço da estrutura, a reconstrução de muros e a ampliação e reforço da laje do tabuleiro.

No caso da ponte da EN 356, em Rio de Couros, a intervenção contempla o alargamento do perfil transversal da estrutura, "mantendo todo o arco em alvenaria de pedra aparelhada e os encontros em alvenaria de pedra aparelhada", informa a câmara.

Na Ribeira do Fárrio estão previstas obras na ponte localizada na Rua Professor Serra, com a demolição da estrutura existente e a construção de uma nova, "devido ao assentamento das fundações e rotação dos encontros da ponte actual", esclarece uma nota de imprensa da autarquia.