Sociedade

Ourém assinala Dia da Criança com semana inteira de actividades

30 mai 2020 12:06

A programação será disponibilizada no Facebook oficial do Município, com início no dia 1 de Junho e término na sexta-feira, dia 5

ourem-assinala-dia-da-crianca-com-semana-inteira-de-actividades
.
Ricardo Graça

Assinala-se na próxima segunda-feira o Dia da Criança e a Câmara de Ourém preparou um programa alargado dedicado ao público infantil, subordinado aos direitos universais das crianças.

A programação será disponibilizada no Facebook oficial do Município, com início no dia 1 de Junho e término na sexta-feira, dia 5. A comemoração começará com uma mensagem alusiva à data, por parte do presidente da Câmara, Luís Albuquerque, às 10:30 horas de segunda-feira.  

Nos dias seguintes, à mesma hora, será o momento da presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ourém, Otília Simões, da professora da Universidade de Lisboa, Maria Dulce Gonçalves, da professora da Universidade de Coimbra, Filomena Gaspar, e do professor e psicólogo no Centro de Estudos de Fátima, Fernando Ferreira, apresentarem as suas mensagens que versarão sobre “a criança e o direito à proteção, à educação, à família e ao brincar”.

Ainda no dia 1 de Junho, às 12 horas, será exibido o segmento O meu livro preferido, dinamizado pela Biblioteca Municipal de Ourém, e onde várias crianças apresentam as suas leituras prediletas, revela uma nota do Município.

Às 15 horas de segunda, quarta e sexta-feira decorrerá um momento onde os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo dos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho manifestam o seu “direito à opinião”. Aqui, os mais petizes terão oportunidade de materializar em frases ou ilustrações o que aconteceria se fossem eles a ditar os seus direitos.

A oferta cultural habitualmente desenvolvida pela Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal continuará a ser exibida todos os dias às 17 horas mas, na Semana da Criança, os conteúdos serão sempre dirigidos aos mais novos no formato de horas do conto ou com a apresentação de oficinas pedagógicas habitualmente desenvolvidas junto do público escolar. 

 A programação definida para o dia 1 de Junho encerra com uma edição especial de Desporto para Crianças e Companhia, a partir das 18 horas.