Saúde

Os problemas de saúde mental que despertam instintos homicidas

12 mai 2023 19:57

O Encontro de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria dedicou um dia as perturbações de personalidade, um dos problemas mentais que estão na base do comportamento de alguns psicopatas

os-problemas-de-saude-mental-que-despertam-instintos-homicidas
Alguns excertos de entrevistas de Rui Abrunhosa Gonçalves a homicidas, cuja visão da realidade é diferente da maioria das pessoas
Ricardo Graça

“Os transtornos de personalidade são algo a que os psiquiatras e psicólogos fogem, pois são difíceis de trabalhar.” A constatação de Rui Abrunhosa Gonçalves, psicólogo forense e actual director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, foi feita em jeito de elogio à organização do Encontro de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria, que dedicou um dia à discussão sobre perturbações mentais como a borderline.

Estes transtornos são característicos da maioria dos homicidas, psicopatas ou serial killers. Recordando John Haigh, conhecido como o vampiro de Londres, David Berkowitz, apelidado de Filho de Sam ou Assassino da 44, e até, bem mais perto, a máfia de Braga, que matou um empresário e dissolveu-o em ácido, Rui Abrunhosa Gonçalves afirmou que “muitas vezes a realidade excede a ficção”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ