Sociedade

Os Dias Da Vida Maior assinalam o Dia Internacional do Idoso em Ansião

24 set 2023 11:00

Programa destinado a promover o envelhecimento activo e saudável

os-dias-da-vida-maior-assinalam-o-dia-internacional-do-idoso-em-ansiao
a Mata Municipal de Ansião será palco do I Encontro Sénior do Concelho
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Ansião vai assinalar o Dia Internacional do Idoso, com a iniciativa Os Dias Da Vida Maior, que decorrerá entre os dias 30 de Setembro a 4 de Outubro.

Segundo a Câmara de Ansião, Os Dias da Vida Maior "constituem um programa destinado a promover o envelhecimento activo e saudável com a dinamização de actividades diversificadas, possibilitando momentos de convívio e potenciando a amizade, tendo por objectivo primeiro o combate ao isolamento e segregação da população mais idosa". 

Numa nota de imprensa, a autarquia adianta que está previsto um programa diversificado. Na tarde de sábado, 30, está agendada uma peça de teatro comunitário intitulada Estações Efémeras, que conta com a direcção artística de Fréderic Cruz, da companhia de teatro Leirena.

"Nesta peça participam cerca de 40 pessoas de várias colectividades do concelho, que durante 15 dias preparam um espectáculo inspirado na água, esse bem cada vez mais escasso e tão precioso. Este evento intergeracional irá ser apresentado junto à Nascente do Rio Nabão", lê-se no comunicado.

No dia 1 de Outubro, a Mata Municipal de Ansião será palco do I Encontro Sénior do Concelho, com a actuação da banda local Chef Duro & Seus Adversários, que animará a tarde, seguindo-se um lanche convívio e uma mostra de produtos regionais.

Esta iniciativa conta com a colaboração das Juntas de Freguesia, e é dirigida à comunidade com idade igual ou superior a 65 anos.

Nos dias 2 e 3 de Outubro realiza-se uma actividade itinerante de animação cultural e lúdica, que percorrerá as sete instituições do concelho, com a valência de apoio aos idosos, abrangendo cerca de 300 utentes.

Os Dias Da Vida Maior terminam a 4 de Outubro, com um convívio de todas as instituições de apoio a idosos e outros grupos comunitários de convívio sénior, na Sala Corporate do Centro de Negócios, situada no Parque Empresarial do Camporês,