Viver

Orquestra Jazz de Leiria anuncia concerto com Maria Schneider, que ganhou um Grammy com um tema cantado por David Bowie

15 dez 2023 16:24

Espectáculo no Teatro José Lúcio da Silva junta a Orquestra Jazz de Leiria e a compositora multipremiada Maria Schneider

orquestra-jazz-de-leiria-anuncia-concerto-com-maria-schneider-que-ganhou-um-grammy-com-um-tema-cantado-por-david-bowie
Originária do Minnesota, a compositora e maestrina tem 63 anos
DR

O próximo momento em que a Orquestra Jazz de Leiria vai pisar o palco do Teatro José Lúcio da Silva já está marcado e conta com uma convidada muito especial: Maria Schneider.

Depois da parceria com Kurt Elling, a Orquestra Jazz de Leiria volta a juntar-se a um grande nome internacional do jazz – o concerto está agendado para 9 de Março de 2024, cerca de um ano após a noite com o cantor norte-americano.

Entre outros prémios, a compositora e maestrina Maria Schneider recebeu, em 2016, o Grammy na categoria “Best Arrangement, Instruments and Vocal” pela colaboração com David Bowie no tema “Sue (Or in a Season of Crime)”.

Na biografia oficial disponibilizada online, Maria Schneider inclui um total de sete prémios Grammy, entre muitas outras distinções.

Editou pela primeira vez em 1994 – o álbum Evanescence – e em 2020 lançou o mais recente trabalho de estúdio, um duplo LP, Data Lords, finalista do Pulitzer Prize, vencedor de dois Grammy e nomeado para melhor álbum de jazz do ano pela Jazz Journalists Association e pela NPR.

Criada em 2011, a Orquestra Jazz de Leiria já foi a palco com artistas como David Fonseca, Maria João, Herman José, Luísa Sobral, Áurea, Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Camané, Sara Tavares, António Zambujo, Jorge Palma, Simone de Oliveira, Miguel Araújo, Salvador Sobral, Carminho, Gisela João, Kurt Elling e Tatanka.

Em 2021, para comemorar 10 anos de actividade, o colectivo lançou o primeiro disco, Dez, com a participação de 14 convidados, edição da Sony Music.

Os bilhetes para o concerto com Maria Schneider já estão à venda (25 euros por pessoa).