Sociedade

Orçamento Participativo de Porto de Mós alarga participação a jovens

25 fev 2021 14:39

Entrega de ideias decorre entre 1 de Março e 30 de Abril

orcamento-participativo-de-porto-de-mos-alarga-participacao-a-jovens
Aceitação de propostas do Orçamento Participativo começa no dia 1 de Março
DR

A edição de 2021 do Orçamento Participativo de Porto de Mós vai apresentar como novidades a participação alargada a jovens maiores de 16 anos e a votação obrigatória em dois projectos a concurso.

Entre 1 de Março e 30 de Abril, está aberta a primeira etapa, submissão de propostas, do Orçamento Participativo, edição de 2021.

Os munícipes são convidados a elaborar os projectos de valor que não ultrapasse os 75 mil euros e a submetê-los online em op.municipio-portodemos.pt.

Em alternativa, o município abre a possibilidade de submeter um impresso de candidatura, em papel, disponível na Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

"Na última edição apresentaram-se a concurso seis propostas que envolveram 1261 munícipes no processo de votação. Foi eleito o projecto Requalificação e restauro da talha dourada da antiga igreja matriz de Mira de Aire.

Para a proponente Susana Reis, a apresentação do projecto é uma “tentativa de valorização do acervo que trave o processo de degradação dos retábulos em talha dourada, preservando o nosso património, mas sobretudo a nossa identidade e história”.

Na edição de 2019, foi eleito o projecto Construção da envolvente exterior a um ginásio na Escola Secundária de Mira de Aire, obra considerada pelo seu proponente, João José Almeida, “de grande relevância para a comunidade escolar”.

A ideia mais votada nesta edição do Orçamento Participativo será integrado na proposta de Orçamento Municipal e no Plano de Atividades do Município para 2022, com o compromisso de execução até Dezembro de 2022.