Sociedade

Oposição contesta linha eléctrica de muito alta tensão prevista para atravessar a Batalha

23 set 2023 13:00

Está a ser estudada a localização de uma linha de muito alta tensão, cuja primeira proposta de traçado atravessa as freguesias de São Mamede e Reguengo do Fetal

oposicao-contesta-linha-electrica-de-muito-alta-tensao-prevista-para-atravessar-a-batalha
Traçado proposto atravessa a zona das pedreiras históricas
FREEPIK

Os vereadores do PSD contestaram a possibilidade de vir a ser instalada no concelho da Batalha uma linha de muito alta tensão, que poderá atravessar as freguesias de São Mamede e Reguengo do Fetal, durante a última reunião do executivo municipal, na segunda- feira, onde apresentaram uma proposta para a redacção de um documento “onde o executivo se pronuncie contra a localização prevista do traçado da linha”, que pretende ligar Rio Maior a Leiria.

O traçado que estará a ser estudado “colide literalmente com a Zona Industrial de São Mamede, dividindo-a em duas partes distintas e inviabiliza qualquer investimento que o município e/ou promotores pretendam fazer na zona industrial, tendo um um impacto paisagístico visual brutal no território”, apontaram os vereadores da oposição, acrescentando que, por “atravessar a zona das Pedreiras Históricas da Torre, destrói o valor patrimonial e histórico aqui existente, sendo que o ruído provocado vai afectar as habitações próximas”.

Em resposta, o presidente Raul Castro referiu que o município “ainda não recepcionou a localização definitiva”, pelo que “não poderá ser tomada uma posição&rdqu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ