Viver

Ondas da Praia do Norte em exposição no Brasil

7 out 2023 11:53

Trabalho de Ricardo Bravo estará patente no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até 15 de Outubro

ondas-da-praia-do-norte-em-exposicao-no-brasil
Exposição marca o início do intercâmbio cultural entre Niterói e Nazaré
DR

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Brasil, é, desde o passado dia 30 de Setembro, a nova montra das Ondas Grandes da Praia do Norte, da Nazaré, com a exposição de Ricardo Bravo, que já passou pelo aeroporto de Lisboa, integrada no projeto Arte Box, que visa promover a internacionalização de trabalhos de artistas portugueses.

Em nota de imprensa, a Câmara da Nazaré salienta que a exposição, que marca o início do intercâmbio cultural com a Nazaré, estará no MAC até ao próximo dia 15 de Outubro, e até o final do ano na Cúpula do Caminho Niemeyer e na Reserva Cultural.

“Temos uma sinergia bem clara e objectiva com a Nazaré e isso está cada vez mais evidente desde que nos tornamos cidades irmãs, em Março. Essa parceria dá-se na área da economia, meio-ambiente, desportos e também na cultura. Niterói e Nazaré têm muito em comum e até diferenças que se atraem. Por isso, esse intercâmbio na área da cultura que começa a ser feito a partir desta exposição”, explica o prefeito daquela cidade brasileira, Axel Grael, ao jornal O São Gonçalo.

O desporto, sobretudo relativo a actividades de mar e ondas grandes é outra das áreas que ambos os municípios pretendem dinamizar a curto prazo. A praia de Itacoatiara, em Niterói (Estado do Rio de Janeiro), é conhecida pela sua beleza, pelas condições de mar para principiantes no surf (Itacoá), pela segurança das águas para famílias com crianças que procuram sol e mar (Prainha) e pelas grandes ondas, mais perigosas, e que fazem a delícia dos surfistas profissionais.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acompanhado pelo vereador com o pelouro da Cultura e do Desporto, Manuel Sequeira, e do coordenador da equipa de Segurança a Surfistas na Praia do Norte (Nazaré), que estiveram presentes na inauguração da exposição de Ricardo Bravo no MAC, participaram, ainda, num seminário dedicado às ondas gigantes, onde Paulo Salvador apresentou o dispositivo de Inverno da Nazaré aos congéneres do dispositivo de Itacoatiara.