Viver

Olaria. Do Japão a Estremoz, a viagem pela cerâmica traz alguns do melhores a Leiria

1 set 2023 13:53

Começa hoje a 7ª Exposição Nacional de Olaria, em Leiria, que inclui uma demonstração de cozedura raku

olaria-do-japao-a-estremoz-a-viagem-pela-ceramica-traz-alguns-do-melhores-a-leiria
Os Bonecos classificados pela Unesco como património da Humanidade
DR

Está anunciado para sábado (2 de Setembro) e é um dos momentos em que a organização coloca maiores expectativas. “Uma oportunidade única”, segundo Alexandre Correia, coleccionador e investigador responsável pela curadoria do certame. Com início às 20 horas, a demonstração de cozedura raku junta no Jardim Luís de Camões os ceramistas João Pinto da Costa, Xico Tarefa e Nadine Gueniou, que vão apresentar uma arte originária do Japão.

“É uma técnica ancestral” – realça Alexandre Correia – e “há poucas pessoas do nosso país que a dominam”. Depois de submetidas a altas temperaturas, num forno, as peças ainda incandescentes são arrefecidas bruscamente em água fria, ou mais lentamente, consoante o efeito desejado, desencadeando reações que conferem diversos tipos de acabamento vidrado, sempre únicos, explica o texto de divulgação do evento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ