Viver

OJL Jazz Sessions: Jeffery Davis, Mamute e jams na Praça Rodrigues Lobo

13 jul 2023 13:00

Leiria recebe a oitava edição das OJL Jazz Sessions

ojl-jazz-sessions-jeffery-davis-mamute-e-jams-na-praca-rodrigues-lobo
É considerado o pai do vibrafone em Portugal: Jeffery Davis actua no TMF nesta sexta-feira
DR

Depois do Jazzmatazz! que aterrou na Mata de Marrazes no fim-de-semana, por iniciativa da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, e com o CriaJazz (da responsabilidade da companhia de teatro O Nariz) a decorrer até meados de Agosto, a programação de jazz em Leiria prossegue nos próximos dias com a oitava edição das OJL Jazz Sessions, um projecto da Associação Jazz de Leiria, que também está ligada, através da Orquestra Jazz de Leiria, aos concertos com Kurt Elling, Gisela João, Jorge Palma, Aurea ou António Zambujo, entre outros, que têm lotado o Teatro José Lúcio da Silva nos últimos anos.

A divulgação do jazz move-se por diferentes caminhos e o arranque das OJL Jazz Sessions aconteceu, na segunda-feira, no Teatro Miguel Franco, com uma sessão didáctica para o público mais jovem, com banda em palco, a acompanhar a viagem através da história, desde os Estados Unidos, no início do século passado, até à actualidade e às diferentes expressões e mutações de um género cujas raízes se encontram em New Orleans, Chicago e Nova Iorque.

O primeiro concerto está agendado para hoje à noite, de novo no Teatro Miguel Franco, às 21:30 horas, numa apresentação ao vivo pelos participantes do workshop realizado ao longo da semana. E, segundo César Cardoso, director artístico da Orquestra Jazz de Leiria e co-organizador das OJL Jazz Sessions, além de orientador do workshop em conjunto com o pianista Pedro Nobre, muitos jovens que frequentaram edições anteriores “têm continuado os seus estudos” e também o número de músicos de jazz em Leiria “tem aumentado”, com o aparecimento de novos valores, como é o caso de Francisco Nascimento, saxofonista, que entretanto se fixou nos Países Baixos.

Nas noites de sexta-feira e sábado, 14 e 15 de Julho, o palco do Teatro Miguel Franco volta a abrir-se para as OJL Jazz Sessions, sempre às 21:30 horas.

Já amanhã, actua o quarteto de Jeffery Davis, vibrafonista que César Cardoso aponta como “o pai do vibrafone em Portugal”, responsável pela formação de vários músicos de Leiria e da região, entre eles, Eduardo Cardinho, que deu os primeiros passos na música aos seis anos de idade, na Filarmónica de São Tiago de Marrazes.

Em Leiria, Je¤ery Davis deverá fazer-se acompanhar por Demian Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria) e José Soares (saxofone).

Sábado, é a vez do quinteto Mamute, onde pontificam César Cardoso (saxofone) e Joel Silva (bateria), antigos alunos do Orfeão de Leiria, neste colectivo em colaboração com Ricardo Pinheiro (guitarra), Óscar Graça (piano) e Miguel Amado (baixo).

O disco de estreia, com o título Unmute, é de 2023 e conta com dois temas de cada um dos músicos.

Na oitava edição das OJL Jazz Sessions, não faltam as já tradicionais jam sessions – vão acontecer na Taberna da Praça, na Praça Rodrigues Lobo, nas noites de 14 e 15 de Julho, depois das 22:30 horas.