Viver

Oficina de artes visuais com Tenório desafia crianças e jovens a ilustrar as profissões da indústria da música

22 fev 2023 12:54

A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas. No sábado, em Leiria, Tenório dinamiza uma oficina de artes visuais, dirigida ao público infanto-juvenil, no âmbito do projecto A Música Dá Trabalho, da Omnichord

oficina-de-artes-visuais-com-tenorio-desafia-criancas-e-jovens-a-ilustrar-as-profissoes-da-industria-da-musica
A arte de Tenório no projecto da Omnichord
DR

“Quem faz o quê antes da música te chegar aos ouvidos?” A pergunta dá o mote para a oficina de artes visuais dinamizada por Tenório que decorre em Leiria no sábado (25 de Fevereiro) e é dirigida a crianças e jovens dos seis aos 13 anos.

Os mais novos são desafiados a utilizar técnicas de ilustração para representar as profissões da indústria da música.

“E tu, que personagem és? Passas tardes a ouvir música em cima dos ramos das árvores? Andas a treinar para o Grammy de melhor intérprete de chuveiro? Fazes as melhores coreografias de sempre aos saltos na tua cama?”, brinca a Omnichord, numa nota de divulgação, nas redes sociais.

A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas, através do endereço de email producao@omnichord.pt.

A oficina de artes visuais, com início às 14:30 horas, decorre na Praça Eça, junto à Rua Direita, no contexto da Leiria Cidade Criativa da Música, e insere-se no projecto A Música Dá Trabalho, da Omnichord.

Os inscritos vão poder explorar a arte da ilustração e dar vida aos personagens criados por Tenório para o livro A Música Dá Trabalho, que reúne 22 profissões da indústria da música, com textos de Patrícia Martins e Hugo Ferreira.

Entre eles, o compositor, a intérprete, o engenheiro de som, o designer, a fotógrafa, o editor, a realizadora de vídeo, a gestora de redes sociais, o manager e o técnico de som.

Iniciado em Novembro de 2021, no concelho de Leiria, o projecto A Música Dá Trabalho tem por objectivo explicar quem faz o quê antes de a música nos chegar aos ouvidos.

Para mostrar as profissões da indústria da música, percorreu escolas de Leiria, com artistas como David Fonseca e Sean Riley a actuarem ao vivo nos estabelecimentos de ensino.

Um mini-documentário assinado pela Casota, e lançado nos últimos dias, revela como tudo aconteceu até à data.

Entretanto, o projecto vai chegar a outros cinco outros municípios e Torres Vedras é o primeiro, já em Março.

Os espaços anunciados pela Omnichord para acolher as apresentações são a Escola Básica Carlos Bernardes (6 de Março), a Escola Secundária Henriques Nogueira (7 de Março), o Externato de Penafirme (8 de Março) e o Bang Venue (11 de Março).

Estão previstas conversas e actuações de Surma, Guarda Rios, Karyna Gomes e NBC.

A Omnichord é gerida pela Ccer Mais, uma estrutura financiada pela Direcção-Geral das das Artes.