Economia

Obrigações verdes no valor de 25 milhões financiam projectos da Lusiaves

28 jul 2022 15:10

Operação lançada pelo grupo de Leiria em parceira com o BPI

obrigacoes-verdes-no-valor-de-25-milhoes-financiam-projectos-da-lusiaves
Grupo de Leiria exporta para mais de duas dezenas de mercados
Raquel de Sousa Silva

O Grupo Lusiaves e o Banco BPI acabam de anunciar o lançamento de uma emissão de obrigações verdes Green Bonds, no montante de 25 milhões de euros, com um prazo de 15 anos.

A emissão destina-se a financiar projectos “verdes”, no âmbito da estratégia de sustentabilidade do Grupo Lusiaves, nomeadamente a instalação de parques fotovoltaicos e unidades para autoconsumo de energia renovável, de base fotovoltaica.

Em comunicado conjunto, Lusiaves e BPI adiantam que estes 25 milhões de euros servirão também para aplicar em tecnologias de eficiência energética, renovação da frota com veículos 100% eléctricos e veículos movidos a gás natural.

Também a instalação de centrais de biomassa, o revamping de uma estação de tratamento de águas residuais industriais e projectos de produção agrícola ambientalmente sustentáveis estão no leque de acções a desenvolver.

“O investimento realizado e a realizar, em diversas empresas do Grupo Lusiaves, contribuirá para o reforço e melhoria contínua das condições de sustentabilidade nos vários domínios ambientais, sociais e económicos”, lê-se no comunicado.

A Lusiaves assume-se como um dos maiores grupos empresariais de Portugal e o maior grupo do sector avícola e agroalimentar nacional. “É líder nacional da produção avícola com uma presença relevante no mercado internacional”.

A estratégia de verticalização adoptada levou o grupo de Leiria a incorporar um diversificado conjunto de actividades, com mais de 30 empresas a actuar em várias áreas de negócio, que pretendem assegurar toda a cadeia de produção, sustentando, directa ou indirectamente, a actividade principal.

O grupo emprega cerca de quatro mil colaboradores, dos quais 3.700 directos.

Com mais de 40 instalações e 65 quintas de produção, está presente em 24 concelhos, produz anualmente mais de 110 milhões de pintos e mais de 460 mil toneladas de ração.

Exporta para mais de duas dezenas de mercados internacionais, em quatro continentes.

Quanto ao BPI, no âmbito do seu novo Plano Director de Sustentabilidade 2022-2024, assumiu o compromisso de mobilizar dois mil milhões de euros em financiamento sustentável para empresas e particulares até 2024, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação para apoiar as empresas na transição.