Economia

Obras no porto de pesca da Nazaré arrancam em Janeiro

23 nov 2015 00:00

Avaliadas em 1,6 milhões de euros, as obras no molhe sul do porto da Nazaré deverão arrancar no início do ano que vem

obras-no-porto-de-pesca-da-nazare-arrancam-em-janeiro-2531
Raquel de Sousa Silva

As obras de reparação do molhe sul do porto de pesca da Nazaré deverão ter início em Janeiro do próximo ano. A promessa foi deixada por Pedro D’Ó Ramos, secretário de Estado do Mar,que na semana passada visitou as obras realizadas no molhe norte.

De acordo com o governante, citado pela Câmara da Nazaré, “a obra será adjudicada em breve, devendo o arranque ter lugar em meados de Janeiro”. Avaliada em cerca de 1,6 milhões de euros, a intervenção contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior e do seu pé.

As obras no molhe norte, concluídas a 27 de Julho, tiveram um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros. A intervenção incidiu na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do porto e da entrada da barra portuária; e a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações são algumas das intervenções que a câmara tem solicitado à tutela do porto.