Sociedade

Obras em curso para a construção da creche da Ivima

16 jan 2024 14:47

Investimento permitirá criar seis salas para 84 crianças, na Marinha Grande

obras-em-curso-para-a-construcao-da-creche-da-ivima
Edifício da Ivima
CMMG

Estão a decorrer as obras de construção da creche da Ivima, situada na Avenida 1.º de Maio, na Marinha Grande, intervenção superior a um milhão de euros, realizado pelo Município da Marinha Grande.

Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “o projecto representa uma resposta social de enorme importância para as famílias do nosso concelho, por permitir que as mães e pais deixem as suas crianças cuidadas e em segurança, indo criar vários postos de trabalho, dinamizar a economia local e alargar a nossa rede de equipamentos sociais”.

A autarquia salienta que "o novo equipamento permite proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afectiva e física; colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças. A creche da Ivima tem, também, como objectivos permitir o despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e protecção".

"A creche é construída no centro urbano da Marinha Grande, no edifício emblemático da Ivima, que tem vindo a ser alvo de recuperação e requalificação, no qual se encontram outras respostas sociais. A utilização gradual dada a este espaço, à qual se vai juntar a funcionalidade da creche, permite devolver à população, um dos ícones mais perenes da nossa história e memória colectiva", contextualiza a autarquia.

"Este é um equipamento esperado há muitos anos, que, agora, está a ser executado e que vai permitir a criação de seis salas para 84 crianças, dos 0 aos 3 anos, através de um investimento de 1.017.416,70 euros (acrescidos de IVA), comparticipado em 812.700,00 euros pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU", refere ainda o município.