Sociedade

Obras de 2 ME para ampliar e requalificar centro de saúde de Ourém

3 fev 2024 16:15

A intervenção irá contemplar a ampliação da ala poente do centro de saúde, para receber a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).

obras-de-2-me-para-ampliar-e-requalificar-centro-de-saude-de-ourem
Objectivo da intervenção é "dar melhores condições aos profissionais e aos utentes"
Maria Anabela Silva

A Câmara de Ourém aprovou, esta semana, o estudo para a requalificação e ampliação do centro de saúde da sede de concelho. A obra, orçada em cerca de dois milhões de euros, foi também alvo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), formalizada nos últimos dias.

A intervenção irá contemplar a ampliação da ala poente do centro de saúde, para receber a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), assim como a "remodelação total" do interior do edifício existente, incluindo a introdução de meios mecânicos, de forma a permitir o acesso de pessoas com mobilidade condicionada.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, o espaço exterior também será alvo de intervenção, com a reestruturação dos acessos exteriores ao terreno da unidade de saúde e a "hierarquização" das bolsas de estacionamento. Está ainda previsto um segundo acesso, independente, para a área do atendimento complementar, preparado para a entrada e saída de ambulâncias.

O objectivo é "dar melhores condições aos profissionais e aos utentes", sublinha o presidente da câmara, Luís Albuquerque.

Neste momento, decorre já o concurso para a empreitada de requalificação e ampliação do centro de saúde de Fátima, que, segundo o autarca, também "é uma necessidade". Neste caso, a obra deverá arrancar este ano.