Sociedade

Obras de 1,6 milhões para requalificar avenida em Ourém

14 mar 2016 00:00

Projecto aprovado pela Câmara com os votos contra da coligação Ourém Sempre

obras-de-16-milhoes-para-requalificar-avenida-em-ourem-3331

O projecto de intervenção da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, que atravessa a cidade de Ourém, foi aprovado na semana passada.

Em causa está um investimento na ordem dos 1,6 milhões de euros, para requalificar a artéria, não só do ponto de vista urbanístico, mas também ao nível das infra-estruturas, com a remodelação das redes de água, saneamento, telecomunicações e iluminação pública, por exemplo.

A intervenção abrangerá uma extensão de 1,4 quilómetros e incluirá a construção de uma nova rotunda no cruzamento da avenida com a Rua de Santa Teresa (junto aos semáforos existentes nas imediações do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém).

O projecto contempla ainda o ordenamento do estacionamento e dos lugares para cargas e descargas, o reforço da arborização e o alargamento dos passeios, onde tal for possível.

Em algumas zonas das áreas pedonais será feita uma “homenagem” a D. Nuno Alvares Pereira, com a inclusão no piso de padrões em calçada preta com a cruz de São Jorge. Apesar do aumento dos passeios, a câmara assegura que o reordenamento do perfil da via permitirá manter actual capacidade de estacionamento, que continuará a fazer-se dos dois lados da avenida.

Em termos de equipamento, está prevista a criação de algumas “zonas de estadia”, com a instalação de bancos, de um abrigo para autocarros e de ilhas ecológicas.

O projecto foi aprovado na última em reunião de câmara, realizada no passado dia 4, com os votos contra dos vereadores da coligação Ourém Sempre (PSD/CDSPP), depois de a maioria socialista ter recusado adiar o assunto.