Sociedade

Óbidos e cidade brasileira aprofundam acessibilidade cultural das pessoas com deficiência

8 set 2022 11:23

Encontro entre vereadores da Câmara Municipal de Óbidos e a Prefeitura de Gramado

obidos-e-cidade-brasileira-aprofundam-acessibilidade-cultural-das-pessoas-com-deficiencia
Representantes das autarquias de Óbidos e de Gramado
CM Óbidos

Este ano, os festivais literários de Gramado, no Brasil, que acontece até ao dia 11, e de Óbidos, que está marcado para 6 a 16 de Outubro, partilham um programa com foco na acessibilidade cultural das pessoas com deficiência.

Em deslocação à cidade brasileira, os vereadores Margarida Reis e Telmo Félix, do Município de Óbidos, reuniram no dia 6, com Nestor Tissot, prefeito da  cidade do estado de Rio Grande do Sul.

Segundo a autarquia do município do distrito de Leiria, o encontro "acontece depois de a comitiva de Óbidos ter representado o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos durante o Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram e onde se estabeleceu uma parceria em prol da Literatura".

A deslocação serviu para estabelecer um programa com foco na acessibilidade cultural, que está a ser concretizado entre Óbidos e Célia Sousa, coordenadora do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.

As trocas culturais e interacções entre Gramado e Óbidos começaram em 2008, com um intercâmbio de acções culturais, educacionais e turísticas.

Os representantes de Óbidos ofereceram a Nestor Tissot e à Prefeitura de Gramado, uma peça de artesanato criada na Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.