Economia

Óbidos é a primeira “vila gaming” do País

13 abr 2023 08:38

O Óbidos Vila Gaming é um evento que irá transformar a localidade na “primeira vila gaming” ou “cidade dos videojogos do País”.

obidos-e-a-primeira-vila-gaming-do-pais
Sessão de apresentação decorreu ontem em Óbidos
Fotografia: CM Óbidos

O Óbidos Vila Gaming é um evento que irá transformar a localidade na “primeira vila gaming” ou “cidade dos videojogos do País".

O certame estender-se-á e aproveitará os diversos espaços icónicos espalhados pela vila, para mostrar e surpreender os visitantes com novas tecnologias, mas também com jogos arcade, mais clássicos, permitindo aos pais e até avós, levar os filhos e netos, para lhes mostrar os jogos da sua juventude.

O Óbidos Vila Gaming, cuja realização está programada para 4 a 7 de Maio, foi apresentado ontem de manhã, no auditório do Parque Tecnológico de Óbidos, sendo fruto de uma parceria que junta a Câmara Municipal de Óbidos, a empresa municipal Óbidos Criativa, o próprio parque tecnológico local, a Impulse GW e a E2Tech.

A programação do evento conta com um extenso programa de actividades e ofertas para todos os gostos.

Desde a promessa de transformar as muralhas de Óbidos num palco de gaming ou de um jogo RPG, a uma programação que vai dos retrogames aos videogames, aos e-Sports, à realidade virtual, ou mesmo à fantasia do cosplay, com o desafio de levar os visitantes a encarnar as suas personagens e heróis dos jogos digitais favoritas.

O evento contará também com a presença de conhecidos influencers e youtubers, vocacionados para as comunidades de gaming e da cultura pop.

Segundo aos responsáveis da organização, o Óbidos Vila Gaming, faz parte de numa estratégia integrada de “activação territorial com base na criatividade, inovação e pioneirismo, acompanhando as principais tendências nacionais e internacionais: o gaming, a programação e a robótica”.

Um sonho antigo

O novo certame resulta de uma intenção que o presidente da autarquia, Filipe Daniel, já havia expressado no início do mandato.

O autarca pretende que sejam criados novos eventos, além de consolidar e fazer o rebranding dos eventos que acontecem em Óbidos, alguns já com duas décadas de existência, como o Mercado Medieval, o Festival Internacional do Chocolate e o Folio ou o Vila-Natal.

 “Queremos dar uma nova roupagem a estes eventos. Começámos por tirá-los da cerca do castelo e a dispersá-los por toda a vila. No futuro, queremos que as freguesias e aldeias dêem também um contributo. Promoveremos todo o concelho, mostrando o que temos de património cultural e tradicional.”

Óbidos Vila Gaming, completamente voltado para os jogos e para uma certa cultura alternativa que assenta, cada vez mais no entretenimento digital em casa, faz parte de um grupo de novos eventos que o presidente da câmara municipal quer realizar em Óbidos. “Esta é uma feira de gaming, programação e gadgets. É um sonho antigo que casa muito bem com o Parque de Tecnologia e Ciência de Óbidos e a promoção desse espaço.”

Ao longo dos quatro dias do evento, o horário de abertura será às 11 horas e o encerramento, às 20 horas, à excepção de sexta e sábado, devido à Game Sound Party, que arrancará das 22 às 2 horas. 

Entre os pontos de atracção, contam-se as conferências, talks e entrevistas na Casa da Música, um salão de jogos com retrogrames e arcade games, na Praça de Santa Maria.

No mesmo local e na Cerca do Castelo, os visitantes poderão entrar em contacto com os influencers e youtubers, enquanto a arena de e-Sports e torneios, estará instalada dentro da cerca.

Realidade virtual, gadgets, um autocarro dedicado ao jogo Fortnite, um estádio FIFA, experiências imersivas, um concurso de Just Dance e até cosplay baseado na série de jogos Assassins Creed, entre outras actividades, estão previstas para os cantos e recantos da vila, sem esquecer a robótica e drones.

O passe de quatro dias custa 15 euros, enquanto o bilhete diário para adulto custa 10 euros (criança 4-12 anos, 8 euros).

Haverá inda ingressos para escolas a cinco euros.

Bilhetes à venda em obidos.bol.pt

ÓBIDOS VILA GAMING (@obidosvilagaming) | Instagram