Sociedade

Óbidos cria espaço para alunos inovarem

10 nov 2022 12:04

Projecto envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário e disponibiliza ferramentas que lhes permitem a concretização das suas ideias inovadoras

obidos-cria-espaco-para-alunos-inovarem

A antiga biblioteca municipal de Óbidos, agora designada como Casa do Centro, vai disponibilizar, a partir de amanhã, 11 de Novembro, o espaço MyMachine Portugal, onde os alunos dos diferentes graus de ensino, desde o pré-escolar ao universitário, podem desenvolver ideias que contribuam para melhorar o bem-estar humano e ambiental.

O novo espaço é apresentado como multidisciplinar e transversal, com uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia adoptada, que fará o cruzamento com a Agenda 2030: ideia, design e construção. 

Segundo informações veiculadas pelo gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Óbidos, “será criado um circuito para abranger diferentes faixas etárias, diferentes públicos e dinâmicas, com várias componentes”. 

Este circuito, adoptado tanto para estudantes como para técnicos de educação, docentes, não docentes, líderes e famílias, simulará uma viagem ao espaço, a Missão Terra, desafiando os visitantes a reflectirem sobre alguns temas da atualidade, a repensarem no seu contributo para um planeta melhor.

O projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest. A ideia base dos fundadores é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.