Viver

Óbidos. A portugalidade em 30 toneladas de chocolate

1 mar 2024 09:00

Regressa hoje a Óbidos o Festival Internacional de Chocolate, com mais de 70 chefs de vários países

obidos-a-portugalidade-em-30-toneladas-de-chocolate
O certame decorre até 17 de Março
CMO

A tentação é grande e os números que adoçam o Festival Internacional de Chocolate em Óbidos também: prevê-se a utilização de 30 toneladas num programa que contempla 16 esculturas, mais de 70 chefs de vários países, 70 horas de showcooking, 80 horas de demonstrações e actividades ao vivo, nove concursos e mais de 60 pontos de venda.

O orçamento é de 350 mil euros e o município espera 120 mil visitantes. Há ainda outro número, que fica da apresentação do evento: seis, o número de bombons da nova caixa com sabores de Óbidos – ginja, pera rocha e maçã, entre outros.

Com curadoria do chef Francisco Siopa e organização da Câmara de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Criativa, o Festival Internacional de Chocolate decorre em Óbidos de 1 a 17 de Março, aberto de sexta a domingo. E, segundo o presidente do município, vai “celebrar a portugalidade e dar importância à ligação entre os vários elementos que nos representam enquanto país”, não se ficando pelo chocolate. “Vamos também falar de vinho, que é uma das raízes identitárias da região”, exemplifica Filipe Daniel, citado numa nota divulgada pela autarquia.

Num ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril e os 500 anos do nascimento de Camões, Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, explica que o objectivo é transformar Óbidos num palco em que se valoriza Portugal.

Promete, por outro lado, “uma programação cultural muito forte”.

Quanto às esculturas de chocolate, este ano vão representar temas e figuras da cultura nacional.