Sociedade

O Ursinho vai a Caminho. E Leiria pode ser uma das paragens

10 mar 2024 11:51

Nascida em Coimbra, iniciativa Hospital do Ursinho quer conhecer crianças de outras regiões

o-ursinho-vai-a-caminho-e-leiria-pode-ser-uma-das-paragens
Projecto assinala este ano a sua vigésima edição
DR
Daniela Franco Sousa

Tem início amanhã, dia 11, e prolonga-se até dia 17 de Março, a vigésima edição do Hospital do Ursinho, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), que serve para aproximar as crianças dos profissionais de saúde e contribuir para afastar “o medo da bata branca”.

Dedicada a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, o evento irá decorrer no Alma Shopping, em Coimbra.

Patrícia Crespo, natural da Praia do Pedrógão, estudante do 4.º ano de Medicina na Universidade de Coimbra e coordenadora do departamento de logística do Hospital do Ursinho, explica ao nosso jornal de que se trata este projecto sem fins lucrativos, dinamizado pelo NEM/AAC.

“Esta actividade consiste na simulação de um hospital real em sintonia com o imaginário infantil, tendo como principal missão a desmistificação do ‘medo da bata branca’”. Neste hospital a brincar, existem inúmeros consultórios onde são encenadas consultas e cirurgias, nas quais a criança assume o papel de mãe/pai do seu ursinho/boneco, que leva ao médico, sendo este representado pelos estudantes de medicina”.

Através destas simulações adaptadas à sua idade, “os mais pequeninos podem descobrir mais sobre o mundo médico e, assim, perder o receio que uma consulta ou ida ao hospital possa despoletar.”

Pautado por valores como o altruísmo e a entrega ao próximo, “este projecto conta ainda com uma vertente solidária: durante a semana da actividade, todos os participantes são convidados a levar brinquedos e bens de higiene, para que sejam doados a instituições vocacionadas para o acolhimento de crianças. Além disso, encontra-se actualmente a decorrer uma recolha de tampinhas, no Alma Shopping, que serão posteriormente doadas à Liga dos Pequeninos”.

O Ursinho vai a Caminho
Esta edição comemorativa dos vinte anos do Hospital do Ursinho, conta, ainda, com outra novidade - O Ursinho vai a Caminho, que se realizou dia 23 de Fevereiro. Tratou-se de uma oportunidade de dar a conhecer o Hospital do Ursinho a ainda mais crianças, fora daquele concelho, com os estudantes a levar consigo todas as actividades e brincadeiras deste hospital até às escolas Condeixa-a-Nova.

O objectivo é dar a conhecer o projecto ao maior número possível de crianças, pelo que os estudantes não descartam a possibilidade de o poderem apresentar também no distrito de Leiria, admite Patrícia Crespo.