Desporto

O terramoto não fez desabar o sonho da União de Leiria

14 mai 2016 00:00

Este domingo, pelas 17 horas, as portas do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa abrem-se ao público para o jogo do tudo ou nada. O adversário é o Casa Pia.

o-terramoto-nao-fez-desabar-o-sonho-da-uniao-de-leiria-4095

Os últimos dias foram de pesadelo para a União de Leiria, com a Operação Matrioskas a fazer abalar a estrutura da SAD. Em altura decisiva do Campeonato de Portugal, em futebol, e com margem de erro nula ao nível dos resultados, a resposta do plantel sénior não poderia ter sido melhor, voando para Angra do Heroísmo onde conseguiu um dos melhores resultados da temporada (1-4).

No domingo, pelas 17 horas, a entrada é livre e as portas do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa abrem-se ao público para o jogo do tudo ou nada. Frente ao Casa Pia, quem vencer assegura o segundo lugar da zona Sul – o primeiro já foi atribuído ao Cova da Piedade – e um lugar no playoff de subida com o representante da zona Norte: Vizela ou Fafe.

“Com o Angrense o grupo sentiu o alarido, mas tentámos mobilizar os jogadores para que não perdessem o foco”, salientou o treinador, Nuno Kata.

“O jogo correu muito bem, estamos vivos e a depender apenas de nós para conseguirmos chegar ao playoff. É claro que não ficámos indiferentes a todas as notícias que surgiram, mas tínhamos de provar o nosso brio. Não somos coitadinhos. Os jogadores não jogam apenas por dinheiro, mas porque amam realmente a profissão que escolheram.”

No entanto, Kata reforçou que a equipa “não se agarrou” ao momento. “Tem estado unida e a correr atrás do prejuízo.” Depois de um início titubeante, a União de Leiria conta com três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos.

“Desde que peguei na equipa nada tenho a apontar. Fazem tudo o que pedimos, com muita dedicação e vontade.”

O Casa Pia é o adversário do próximo e decisivo jogo, que terá portas abertas para que a mole humana, em plena de Feira de Maio, seja condizente com a importância do desafio.

No entanto, o técnico receia que o facto de Sporting e Benfica jogarem à mesma hora possa retirar pessoas das bancadas do Municipal. “Contamos com o apoio da cidade para tentar recolocar a União de Leiria nas competições profissionais. Gostávamos que estivesse ao lado da equipa neste momento tão importante”, exorta o treinador, de 38 anos.

“Se calhar ninguém acreditava, mas neste momento todos têm de acreditar. Os jogadores sabem que o caminho é para a frente e que estamos muito perto de conseguir chegar ao playoff. Falta um jogo, que temos de vencer. O Casa Pia é uma excelente equipa, mas nós também.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.