Sociedade

"O Sonho da Laurinha", um livro multi-formato que aborda preconceito com outras culturas

16 out 2022 17:30

Livro é autoria de Célia Sousa, coordenadora do CRID Centro de Recursos para a Inclusão Digital, do Politécnico de Leiria. Tem texto em braille, audio-descrição das ilustrações e pictogramas.

o-sonho-da-laurinha-um-livro-multi-formato-que-aborda-preconceito-com-outras-culturas
Livro foi recentemente apresentado no FOLIO-Festival Literário Internacional de Óbidos
DR

O preconceito com outras culturas é o tema central do "O Sonho da Laurinha", o novo livro infantil de Célia Sousa, coordenadora do CRID Centro de Recursos para a Inclusão Digital, do Politécnico de Leiria, que acaba de ser apresentado no FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos.

A abordagem ao tema é feita "através da história de Laurinha, uma menina brasileira que tem o sonho de morar e estudar fora do Brasil", explica uma nota de imprensa da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, que destaca o carácter multi-formato do livro.

Desenvolvido e editado pelo CRID, a obra contém texto aumentado para crianças com baixa visão, braille para cegos e pictogramas para crianças com incapacidade intelectual e diversidade funcional ou "limitações de outra natureza". O livro dispõe também de um código Quick Response (QR) que remete para as versões e-book, audio-livro, para cegos, e vídeo-livro em Língua Gestual Portuguesa, para surdos.

"Esta obra conta pela primeira vez com um código Quick Response (QR) em cada ilustração, através do qual é efectuada a auto-descrição das diferentes ilustrações, permitindo assim que as crianças cegas acedam à descrição de todas as ilustrações", assinala a nota de imprensa.

Citada nesse comunicado, Célia Sousa frisa que, "na última década", o CRID desenvolveu "o conceito de livro multi-formato". "Face ao elevado número de solicitações, acabámos por nos especializar e constituir como editora do referido conceito e, actualmente, somos a única editora deste tipo de livros a nível mundial", destaca a docente. ~

Até ao final de 2022, o CRID irá editar mais duas obras, que se vão juntar aos 11 livros publicados até ao momento.