Viver

O Saque da Cidade de Leiria: 46 anos depois, chega o catálogo da exposição

24 abr 2023 11:15

Amigos e família de Jorge Estrela vão editar o catálogo da exposição O Saque da Cidade de Leiria, organizada em 1977

o-saque-da-cidade-de-leiria-46-anos-depois-chega-o-catalogo-da-exposicao
Pormenor do cartaz original de 1977
DR

Muito antes de se generalizarem as preocupações com o património e com o ambiente, a exposição O Saque da Cidade de Leiria iluminou a urgência de avaliar o modelo de desenvolvimento para o concelho.

Organizada em 1977 por um colectivo inspirado na visão de Jorge Estrela, constituiu, segundo o arquitecto Rui Ribeiro, uma iniciativa “muito à frente” do seu tempo.

Agora, 46 anos volvidos, é, finalmente, editado o catálogo da exposição, num projecto de Rui Ribeiro, José Marques da Cruz e Carlota Simões, que conta com o apoio do Museu de Leiria e da Fundação Caixa de Crédito de Leiria.

A apresentação do catálogo, com aproximadamente 200 páginas, acontece a 7 de Maio, pelas 15:30 horas, no Museu de Leiria.

O Saque da Cidade de Leiria baseou-se num levantamento de fotografias antigas e em novas imagens captadas no mesmo local e sob o mesmo ângulo, com textos de enquadramento. Fixou a evolução urbanística e a transição entre modos de vida.

Existia “a noção de que estávamos num momento charneira”, explica Rui Ribeiro.

Preocupações que estiveram na génese da exposição, relacionadas com a preservação do património edificado ou com a defesa do meio ambiente, por exemplo, “muitas delas só mais tarde é que vêm a ser preocupações generalizadas”, salienta.

A edição do catálogo, no próximo mês, conta com o apoio do Município de Leiria e da Fundação Caixa de Crédito de Leiria.

“A exposição O Saque da Cidade de Leiria, realizada em 1977, é o primeiro manifesto público de uma nova consciência, resultado por um lado da implantação do novo regime democrático e por outro de uma reacção cultural à desregulação originada pelos interesses imobiliários”, referia-se noutra exposição, muito mais recente, Leiria Tamanho e Desenho, apresentada no Museu de Leiria com comissariado científico de António Moreira de Figueiredo.