Viver

O mundo dos vinhos na mira da investigadora dos Montes

16 fev 2020 15:30

Ana Margarida Fortes, Alcobaça

o-mundo-dos-vinhos-na-mira-da-investigadora-dos-montes
Investigadora participa um projecto internacional
DR
Daniela Franco Sousa

Ana Margarida Fortes, natural dos Montes (Alcobaça), doutorada em Biotecnologia Vegetal e investigadora da BioISI, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, integra um recém-formado projecto de investigação europeu intitulado Vine and Wine Innovation through Scientific Exchange (vWISE), coordenado pela Universidade de Bordeaux, que promete encontrar respostas para alguns problemas associados ao mundo dos vinhos.

Desenvolvido em consórcio, incluindo 13 instituições de França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Argentina, Chile e África do Sul, o projecto vWISE pretende analisar o impacto das mudanças climáticas na videiras, nas uvas e nos vinhos, atendendo à dimensão que esta indústria tem na Europa, quer ao nível económico quer ao nível social.

A investigação gira em torno do impacto do clima nas videiras e, resume Ana Margarida Fortes, “vamos perceber como é que a videira responde aos fungos, de maneira a podermos prever essa resposta”.

Natural dos Montes, no concelho de Alcobaça, a investigadora explica ao JORNAL DE LEIRIA que o seu interesse pela matéria é relativamente recente, uma vez que nunca teve nenhuma ligação especial com o mundo dos vinhos.

O que a seduziu neste campo, sublinha, “foi a possibilidade de poder ter um objecto de estudo com uma implicação tão forte na economia do País”.

Ana Margarida Fortes nasceu a 24 de Julho de 1973 e foi em 1996 que iniciou o seu percurso académico na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde se licenciou em Biologia Vegetal. Já em 2003, completava o seu doutoramento em Biotecnologia Vegetal, com classificaç&atild

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ