Viver

O mundialmente famoso Soweto Gospel Choir vai actuar em Leiria

24 out 2022 10:26

No currículo do Soweto Gospel Choir encontram-se colaborações com Peter Gabriel, U2, Céline Dion, Robert Plant e Ben Harper, além de vários Grammy

o-mundialmente-famoso-soweto-gospel-choir-vai-actuar-em-leiria
Os bilhetes para o concerto no Teatro José Lúcio da Silva podem ser comprados online
DR

Os cinco concertos em Portugal do mundialmente famoso Soweto Gospel Choir incluem uma data em Leiria, 27 de Novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, antes de a digressão europeia seguir para a Eslovénia.

No currículo do Soweto Gospel Choir, encontram-se colaborações com artistas de diferentes géneros musicais, como é o caso de Céline Dion, Robert Plant, Ben Harper ou Chance The Rapper, mas destacam-se os vários prémios acumulados ao longo da carreira, entre eles três Grammy e dois Gospel Awards.

Em associação com o músico Peter Gabriel, o Soweto Gospel Choir recebeu uma nomeação para um Óscar pelo tema “Down To Earth”, da banda sonora do filme Wall-E, e, com os U2, ganhou um Emmy pela campanha promocional do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010 para o canal ESPN.

Fundado em 2002, o Soweto Gospel Choir vai a palco no Porto a 23 de Novembro, na Figueira da Foz no dia 24, em Lisboa nos dias 25 e 26 e em Leiria a 27 de Novembro, no contexto da digressão pela Europa (há outra digresão a decorrer na América do Norte).

No passado, o coro actuou para Bill Clinton, Desmond Tutu, Nelson Mandela e outras personalidades, foi banda de suporte dos Red Hot Chilli Peppers e somou aparições na televisão norte-americana nos programas de Conan O’Brien, Jay Leno e no Today Show da NBC.

Na noite anterior ao pontapé de saída do Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul, o Soweto Gospel Choir participou no concerto de abertura, num cartaz com Black-Eyed Peas, Shakira e John Legend.

Com o álbum Freedom, que celebra e comemora a democracia da África do Sul e os movimentos democráticos pela liberdade, o grupo alcançou o terceiro Grammy, em 2019, na categoria de World Music.