Viver

O lugar onde a neve cai no distrito de Leiria

25 fev 2016 00:00

No Cabeço do Pereiro resistem três poços neveiros que serviam a casa real em Lisboa e os cafés da capital.

o-lugar-onde-a-neve-cai-no-distrito-de-leiria-3160

Este ano, já por duas vezes o Santo António da Neve se vestiu de branco. Também conhecido por Cabeço do Pereiro, fica a 1.193 metros de altitude e é o ponto mais alto do distrito de Leiria. Quando as temperaturas descem e os astros se alinham, o cenário ganha contornos irreais. Nos dias de céu limpo, não se dá a viagem por perdida: a vista alcança até ao cume da Serra da Estrela. 

Lá em cima, não há planícies sem fim, mas uma história de encantar: a Capela de Santo António da Neve e os três poços de neve que resistem são memórias do tempo em que os reis portugueses e a respectiva corte se abasteciam em Castanheira de Pera da matéria-prima indispensável para os gelados de Verão, e bebidas refrescantes, que os lisboetas procuravam no Martinho da Arcada e noutros cafés.

Localizado a cem quilómetros de Leiria (latitude 40.07895º e longitude 8.160836), ou seja, 90 minutos de automóvel, o Cabeço do Pereiro é acessível a partir da aldeia do Coentral, através de tout venant, que não representa problema para veículos ligeiros. A alternativa, sempre sobre alcatrão, passa por seguir a estrada de Castanheira de Pera para a Lousã (há placas). Estamos muito perto do Alto do Trevim, o mais imponente nesta Serra, a 1.200 metros de altitude.

.