Sociedade

O historiador José Mattoso deixou-nos aos 90 anos

8 jul 2023 19:30

A História de Portugal e a cidade de Leiria estão de luto

o-historiador-jose-mattoso-deixou-nos-aos-90-anos
Em 2021, Gonçalo Lopes e José Mattoso, durante uma sessão de homenagem ao historiador
Fotografia: Facebook Gonçalo Lopes

Historiador e um dos maiores especialistas em História Medieval de Portugal, José Mattoso, morreu hoje aos 90 anos, segundo avança o Observador.

Nasceu em 1933, em Leiria, e chegou a ser monge beneditino no convento de Singeverga, em Santo Tirso.

É autor de obra extensa, como as coletâneas “História de Portugal e História da Vida Privada em Portugal”.

Foi professor de História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, entre 1996 e 1998, desempenhou o cargo de director da Torre do Tombo.

No currículo conta com os prémios Alfredo Pimenta, em 1985, o Prémio Pessoa, em 1987, e o Prémio Árvore da Vida — Padre Manuel Antunes, em 2019.

Na sua página da rede social Facebook, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, deixou uma mensagem de pesar.

"Acabei de receber, com grande pesar, a notícia do falecimento do historiador José Mattoso, um leiriense ilustre com uma carreira brilhante, que manteve sempre uma relação de grande afectividade com Leiria, sua cidade Natal.
 
Em 2021 tivemos oportunidade de lhe prestar homenagem na cerimónia de reabertura do castelo, após a sua reabilitação, em reconhecimento pelo percurso ímpar de um homem que, pelo rigor e qualidade científica do seu trabalho, conferiu enorme dignidade à nossa história.
 
Neste momento de dor, endereço um enorme abraço solidário aos familiares e amigos de José Mattoso, e presto a minha homenagem perante a dimensão deste grande homem da História e do saber do nosso País.
 
Obrigado por tudo."