Viver

"O Grande Monteleone" é o filme convidado na próxima edição do Shortcutz Leiria

20 jan 2020 14:50

Festival de curtas-metragens regressa na quinta-feira, dia 23, às 22 horas, ao Atlas Hostel, em Leiria.

A sessão no dia 23, contará com a presença da equipa do Shortcutz Lisboa - Sandra de Almeida e o leiriense Nuno Gervásio - que virá até Leiria para estar à conversa com o público e falar sobre o projecto Shortcutz Network e o seu impacto nos circuitos culturais a nível local.

Trarão consigo O Grande Monteleone, de João Leitão, mais conhecido por ser o realizador de Capitão Falcão, sátira sobre o "primeiro super-herói fascista português", e por ter sido co-autor da série da RTP, Um Mundo Catita, onde um idiossincrático Manuel João Vieira faz de... Manuel João Vieira.

O Grande Monteleone foi o filme mais premiado no Shortcutz Lisboa, até hoje.

Em competição, na sessão no Atlas Hostel, a partir das 22 horas, estarão as curtas Ruptura, de Gonçalo Santos e Inferus, de Rafael Soares.

Sinopse
O velho palhaço Monteleone vive sozinho numa casa, rodeado de relíquias dos tempos gloriosos do circo. Já não veste o seu figurino há anos, mas, hoje, tem um motivo para o fazer por uma última vez.

Surpreendente e comovente viagem ao mundo dos artistas circenses, O Grande Monteleone (2011) explora em 15 minutos sem diálogos um palhaço retirado num dos rituais mais interessantes, porém desconhecidos desta velha arte.