Desporto

O exemplo de Sara, com a certeza de que nunca é tarde para começar

27 out 2016 00:00

Professora de Leiria vai defender as cores portuguesas no Campeonato do Mundo de Trail Run, competição que arranca às cinco da manhã deste sábado, no Parque Natural da Peneda-Gerês.

o-exemplo-de-sara-com-a-certeza-de-que-nunca-e-tarde-para-comecar-5292

Quando, aos 40 anos, começou a dar umas corridas no percurso Polis, Sara de Brito não imaginava que ainda ia a tempo de se tornar numa atleta de referência. A vida dá muitas voltas, é bem verdade, e em seis anos a atleta do Clube de Atletismo da Barreira tornou- se numa das melhores do País.

Uma coisa é certa: esta mãe, esposa, dona de casa e docente é, também, uma atleta predestinada. Aos 13 anos, Sara de Brito já sabia que queria ser professora de Educação Física. Sempre teve queda para o desporto, só que o facto de ter nascido numa pequena aldeia a vinte quilómetros de Castelo Branco lhe quartou os sonhos de infância.

Às seis da manhã apanhava o autocarro para a cidade e só regressava a casa depois das oito da noite. “Era impossível” aceder aos treinos, qualquer que fosse a modalidade escolhida. Ao fim-de-semana é que tinha mais algum tempo livre.

Acordava às cinco da manhã e depois de estar livre dos afazeres da casa que a mãe lhe impunha, lá partia para as aulas de ginástica acrobática. À tarde, com os irmãos, simulava as vitórias épicas de Rosa Mota e de Carlos Lopes. A paixão pelo atletismo vem de longe...

Os anos passaram, conseguiu ultrapassar as “exigentes” provas de acesso do então Instituto Superior de Educação Física (ISEF), começou a dar aulas, casou, teve filhas, e aquela vocação competitiva parecia definitivamente adormecida.

Só que há seis anos, quando começou a dar as primeiras voltas no Polis com o marido, acabou por conhecer a família Clube de Atletismo da Barreira. Entre uma bifana e uma mini aceitou o desafio e lá assinou pelo emblema, mas sem qualquer compromisso competitivo.

“Mais pelo convívio”, lá entrou na primeira prova. Fez a segunda, a terceira e a quarta. Encheu a sala lá de casa com troféus. Puxada pelo marido – Miguel Saraiva – percebeu que podia chegar longe e começou a levar a coisa mais a sério. Fez a quinta, a sexta, a sétima e por muito que a exigência subisse, as vitórias não deixavam de aparecer.

Conquistou algumas das mais importantes provas nacionais de trail e tornou-se numa referência. Tem, admite, orgulho em ser um “exemplo de vida” para muitas mulheres.

Como em quase tudo, esta tardia carreira desportiva tem os seus mas e conciliar as diferentes facetas da vida de Sara de Brito acaba por não ser fácil. No “lufa-lufa” do dia-a-dia, entre as aulas, levar as filhas à explicação, as reuniões e as actividades domésticas, pouco tempo sobra para treinos.

“Muitas vezes estou a correr e a pensar o que vou fazer para o jantar. Outras vezes estou a cozinhar e a fazer alongamentos. Gostava que os dias tivessem mais quatro horas. Fazer esta gestão pode ser muito cansativo”, admite.

Curiosamente, a professora na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo também dá aulas na antiga prisão-escola e até os reclusos já tiveram de contribuir para a preparação da atleta. “Fomos correr uns seis quilómetros, puxava por eles, dizia-lhes que tinham de acompanhar uma mulher de 46 anos, mas não foi fácil para muitos deles.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.