Sociedade

O engenheiro de Leiria que criou o PEST, uma das mais conhecidas ferramentas online

28 mai 2022 16:29

Nuno Maduro é um apaixonado por software livre e por dar palestras

o-engenheiro-de-leiria-que-criou-uma-das-mais-conhecidas-ferramentas-online
Nuno Maduro é um palestrante habituado a tribunas em todo o mundo
DR
Jacinto Silva Duro

Sabe quem é Nuno Maduro? No mundo da programação e criação de websites, ele é, actualmente, um dos nomes mais conhecidos na linguagem PHP, usada para a criação da maior parte dos sites que usamos diariamente.

Programador de software livre, criou a segunda plataforma de código livre de testes para software developers de PHP mais usada a nível global, a PEST. Foi nos tempos livres, que a foi construindo, até que a lançou em 2020. A adopção e crescimento da plataforma foram quase instantâneos.

Com ela, os programadores de sites de tamanho médio e grande, e em constante evolução, conseguem saber, em poucos segundos, se tudo está a funcionar conforme esperado. Dito de outro modo, o software criado por este jovem de 32 anos é usado directa ou indirectamente, diariamente, por milhões de pessoas, em todo o mundo.

Já existem, inclusivamente, vários cursos online e vídeos que ensinam como trabalhar com a PEST.

O programador explica que as razões deste sucesso se devem, acima de tudo, à sua paixão pelo trabalho, mas também pelos anos que passou, praticamente de casa às costas, entre Paris, Nova Iorque, São Francisco e mesmo Lisboa.

Falou com o JORNAL DE LEIRIA dias antes de partir para Itália fazer uma palestra, outra das suas vocações. 

Nuno Maduro nasceu em Condeixa, mas aos três anos, foi viver para Monte Redondo, no concelho de Leiria.

Estudou Ciências no Colégio Doutor Luís Pereira da Costa e, em 2008, ingressou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria, licenciando-se em Engenharia Informática, com mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel.

“Ainda em Leiria, em 2013, na altura e durante o meu mestrado, trabalhei dois anos na MM Crespo, como webdeveloper, utilizando a linguagem de programação PHP. A minha especialização são websites ou plataformas de tamanho médio-grande e grandes projectos, que duram anos e requerem manutenção”, conta.

Em 2015, decidiu emigrar para Paris, em busca de melhores condições de trabalho. Nos primeiros três anos, esteve na startup Alumnforce, a desenvolver uma rede social para estudantes universitários, cujo objectivo era promover a auto-ajuda. "Foi aí, que começou a minha paixão pelo software de código aberto - open source. Dedicava-lhe, a maior parte do meu tempo, com contributos para a comunidade e criação de projectos."

O software opensource tem a característica de poder ser utilizado gratuitamente por qualquer um. 

“A grande vantagem de usar e contribuir para este tipo de software de código aberto, é que há a oportunidade de ver como outros profissionais trabalham e escrevem código, e melhorar a forma como se trabalha.”

Esta rede, mais ou menos informal, acabaria por permitir o convite em 2018 para Nuno se juntar a uma empresa de grande dimensão, a Algolia, sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, perto de grandes empresas de tecnologia, como a Meta (Facebook) e a Google.

Após ser admitido, o jovem conseguiu uma posição nos escritórios de Paris. Aí trabalhou no Search as a service, da Algolia, que possibilita ter um motor de pesquisa “com a qualidade do da Google”, em qualquer site. “A pesquisa é de tal forma inteligente e rápida, que sugere exactamente aquilo que se procura. Produtos como este são chave para negócios como lojas online."

Foi nesta empresa que desenvolveu outra paixão, a de palestrante em conferências. "Tenho a oportunidade de viajar pelo mundo, sempre como convidado para falar dos meus projectos e da minha carreira como webdeveloper. Tudo isto, sempre associado ao facto de ser autor de software de código aberto."

Em 2020, pouco tempo antes do início da pandemia, quis voltar para Portugal, e surgiu o convite para se juntar à empresa Laravel, através de trabalho remoto com a empresa mãe nos Estados Unidos.

“Ironia do destino. Nesta empresa, o meu trabalho consiste em ser contribuidor de código aberto a tempo inteiro.” Ou seja, o que antes fazia depois do horário de trabalho regular, como hobby.

“O trabalho passa por desenvolver e contribuir para a framework Laravel, projecto da autoria de Taylor Otwell. O Laravel é o framework PHP de código aberto mais popular do mundo, que ajuda a criação de websites usando a linguagem de programação PHP. Muitos dos sites que visitamos hoje em dia são criados com a ajuda do Laravel. Como por exemplo: The New York Times, Disney, BBC News, Pfizer e outros.”

E foi assim que surgiu a oportunidade - e a necessidade - de criar o PEST. “Novamente, por ironia do destino, devido a popularidade do PEST, recebo convites para fazer palestras para falar dele e de que forma as pessoas o podem aplicar no seu dia-a-dia como web developers.”

Innovation Hub essencial para atrair empresas tecnológicas
Nuno Maduro acredita que projectos como o Innovation Hub, previsto para o topo norte do estádio Magalhães Pessoa, são essenciais para tornar Leiria numa região tecnológica de referência.
 
“O Politécnico de Leiria já faz um excelente trabalho a formar profissionais, no entanto, por falta de oportunidades e de condições de trabalho, muitos são obrigados a mudar para Lisboa, Porto ou outro país. O hub propõe a criação de estruturas e de condições de excelência, fundamentais para fixar os profissionais formados em Leiria. Além de promover a região e atrair empresas tecnológicas.”