Sociedade

O documento sobre a operação do 25 de Abril revelado em 1984 por um jornal acabado de nascer

25 abr 2021 12:15

Por ocasião do 47.º aniversário da revolução dos cravos, que se assinala este domingo, recordamos o exclusivo conseguido pelo JORNAL DE LEIRIA em 1984, no seu terceiro número.

o-documento-sobre-a-operacao-do-25-de-abril-revelado-em-1984-por-um-jornal-acabado-de-nascer
Relatório Fim-Regime foi divulgado pelo Jornal de Leiria dez anos após a revolução
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Há 37 anos, precisamente uma década depois do 25 de Abril, o JORNAL DE LEIRIA revelava o relatório de Salgueiro Maia sobre a acção militar que pôs fim ao regime, escrito quatro dias depois dos acontecimentos.

Por ocasião do 47.º aniversário da Revolução dos Cravos, que se assinala no domingo, recordamos esse exclusivo, conseguido por este semanário que tinha acabado de nascer, pela iniciativa de um grupo de jovens da cidade.

O documento chegou à redacção já com a edição - a número três -, que saiu para as bancas no dia 19 de Abril de 1984, “praticamente fechada”, recorda Fernando Mendes, o director de então.

Sem condições para o tratar “jornalisticamente” naquela edição, foi feita apenas uma pequena contextualização e publicados alguns excertos do documento, a que Salgueiro Maio, o comandante da operação, deu o nome de “Fimregime”, remetendo para o número seguinte, publicado no dia 26 de Abril, a divulgação, na íntegra, do relatório.

Nesse documento, classificado como “confidencial”, é feita uma sú

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ