Sociedade

O departamento para gerir as matas que é só uma placa

1 set 2022 09:46

ICNF e Ministério dizem que está a funcionar na Marinha Grande, município desconhece

o-departamento-para-gerir-as-matas-que-e-so-uma-placa
Serviços do ICNF na Marinha Grande: “Não temos conhecimento do departamento, nem de trabalhadores", diz a Câmara
DR

É um anúncio com três anos: sediar na Marinha Grande um departamento para gerir todas as matas públicas do País. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Ministério do Ambiente garantem que funciona localmente com uma equipa de 10 pessoas, e a placa está lá, à entrada do edifício, mas o presidente do município, Aurélio Ferreira, conta outra versão. “Não temos conhecimento de que este departamento esteja instalado na Marinha Grande, e, desde que tomei posse, todos os contactos havidos entre a câmara e o ICNF foram feitos entre mim e a directora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, em Coimbra ou Viseu, ou junto do conselho directivo do ICNF, em Lisboa”. Outras fontes confirmam o testemunho do autarca, que reforça: “Não temos conhecimento do departamento, nem de trabalhadores, na Marinha Grande”.

Em Julho de 2019, na sequência dos grandes incêndios de 2017, o ministro Capoulas Santos e o secretário de Estado Miguel Freitas anunciaram, no contexto de uma comissão parlamentar na Assembleia da República, a instalação na Marinha Grande, até ao final daquele mês, de um departamento para gerir todas as matas nacionais propriedade do Estado, com equipa e orçamento.

Já com o secretário de Estado João Paulo Catarino, Cidália Ferreira chegou a visitar o edifício Atrium, para avaliar a possibilidade de ali colocar o departamento e profissionais “que já estavam admitidos através de concurso”. As conversações “decorreram em Agosto de 2021”, a semanas das eleições. “Neste momento, ainda não estão [na Marinha Grande]”, reconhece a antiga presidente da câmara. “Pelo menos, que eu saiba”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ