Viver

O Crime do Padre Amaro. Série gravada em Leiria estreia na RTP

6 jan 2023 08:55

Está prevista uma ante-estreia no Teatro José Lúcio da Silva

o-crime-do-padre-amaro-serie-gravada-em-leiria-estreia-na-rtp
Bárbara Branco (Amélia) e José Condessa (Amaro) são os protagonistas da série
Pedro Pina / RTP

Com a estreia na RTP agendada para este mês, está previsto que o primeiro episódio de O Crime do Padre Amaro seja exibido, em ante-estreia, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a 14 de Janeiro.

A série entra na programação da RTP a 16 de Janeiro, refere o texto de uma deliberação (sobre o apoio financeiro à produção) aprovada recentemente pelos vereadores da Câmara Municipal de Leiria.

O orçamento do projecto, segundo os números inicialmente divulgados, ascende a 1,2 milhões de euros, com participação do município no valor de 199 mil euros.

O Crime do Padre Amaro, produção da RTP gravada em Leiria, desenvolve-se ao longo de seis episódios de 45 minutos dirigidos pelo realizador Leonel Vieira, que adaptam o romance com o mesmo título escrito por Eça de Queirós.

Em 2021, as gravações em Leiria envolveram o centro histórico da cidade (e algumas localidades do concelho) com a estética do século XIX, ambiente mais rural e católico que agora chega à televisão e aos dispositivos móveis.

Quando anunciou que ia apoiar a produção com 199 mil euros, para despesas com argumento, elenco, equipa de realização, equipa de produção e equipa de guarda-roupa, a Câmara Municipal de Leiria mostrou-se convicta que a série fará uma ampla divulgação de Leiria.

“Em 2020, assinalaram-se os 120 anos sobre a morte de Eça e a sua relevância no panorama nacional e internacional cruza-se com a sua passagem por Leiria, quando, em 30 de Junho de 1870, tomou posse como Administrador do Concelho. Durante a sua estada na cidade, onde esteve cerca de um ano, deixou referências que perduram associadas à sua obra, entre as quais o romance O Crime do Padre Amaro, publicado em 1875, um dos livros mais significativos da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX”, refere a nota da Câmara de Municipal de Leiria distribuída em Junho de 2021.

Produzida pela Volf Entertainment, a série tem co-produção da Like Creative, da Visom Digital e da Klasszik.

No romance, Eça de Queiroz descreve edifícios e espaços públicos, incluindo a Praça Rodrigues Lobo, então chamada Praça de São Martinho.

O protagonista, Amaro Vieira, é representado por José Condessa, enquanto Bárbara Branco dá vida a Amélia, num elenco que conta com José Raposo (Cónego Dias), Filomena Gonçalves (São Joaneira) e outras caras conhecidas. Além de actores profissionais, participam actores e figurantes locais, por exemplo, de grupos de teatro e ranchos folclóricos.

Entrevistado durante a rodagem em Leiria, o actor José Condessa explicou ao JORNAL DE LEIRIA que precisou de preparar-se junto de historiadores e de teólogos para aprender os rituais eucarísticos – “ Amaro é um homem igual aos outros, a quem não é permitido amar”, acrescentou.

“A trama desenrola-se em Leiria, no final da década de 1860 e acompanha a história da paixão proibida entre Amaro, um jovem padre, e Amélia, a rapariga mais bonita da cidade. Tensa, emocional e ancorada em conflitos de personalidade, a série O Crime do Padre Amaro lança um olhar crítico sobre a sociedade e a Igreja em Portugal, na Leiria do século XIX”, anuncia a sinopse divulgada pela Volf Entertainment.