Viver

O Crime do Padre Amaro. O que fica em Leiria após seis noites na RTP?

2 fev 2023 12:00

Em média, 250 mil espectadores viram cada episódio da série O Crime do Padre Amaro, exibida pela RTP. Município decidiu prolongar a rota literária com datas até ao mês de Julho

o-crime-do-padre-amaro-o-que-fica-em-leiria-apos-seis-noites-na-rtp
O percurso no centro histórico de Leiria é teatralizado pelo grupo O Gato
Gil Álvaro de Lemos

A exibição de O Crime do Padre Amaro pela RTP1, que desde 16 de Janeiro colocou Leiria no horário nobre da televisão portuguesa, todas as segundas-feiras, terminou a 20 de Fevereiro, com os seis episódios da série realizada por Leonel Vieira a conseguirem audiências que variaram entre 193 mil e 315 mil espectadores. A média é de 250 mil espectadores por noite.

Logo depois da estreia, a Câmara Municipal de Leiria reactivou a Rota d'O Crime do Padre Amaro, aos domingos, com cinco datas em Janeiro e Fevereiro, que esgotaram sempre – e já esta semana anunciou uma nova edição, com mais cinco datas, uma vez por mês, entre 26 de Março e 30 de Julho.

A dramatização continuará a ser assegurada por oito actores do grupo de teatro O Gato – Palavras de Sobra – Associação de Artes, com direcção de Fernando José Rodrigues, ao longo de seis pontos onde Eça de Queirós (interpretado por Fernando José Rodrigues) leva os participantes a testemunhar o romance entre Amélia (Sónia Francisco) e o padre Amaro (Rodrigo Sá Pessoa) e os convida a contemplar as pinturas de Sílvia Patrício exibidas no centro histórico de Leiria (inspiradas no livro O Crime do Padre Amaro) e a ler excertos de textos do escritor, que foi administrador do concelho na segunda metade do século XIX.

Entretanto, até 3 de Março, no restaurante Escola de Sabores, da Escola Profissional de Leiria, está em vigor a Ementa Queirosiana, com sugestões influenciadas pela obra de Eça, de que são exemplo o caldo de galinha com fígados e moelas e a sopa dourada da tia Vicência (A Cidade e as Serras), o peixe au meunier, o fricassé de ave, o creme de legumes com tomates farcies e o sole normande com petits pois à la Cohen (Os Maias), a charlotte russa (A Tragédia da Rua das Flores), os pêssegos aboborados em vinho (A Ilustre Casa de Ramires) e o café com pastel de nata (O Primo Basílio), além de, nas refeições já realizadas em dias anteriores, desde 27 de Fevereiro, se encontrarem, por exemplo, a sopa do abade (O Crime do Padre Amaro) ou o bacalhau com pimentos e grão de bico (Fradique Mendes: Memórias e Notas).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ