Viver

O célebre Almanach e o papel pioneiro de Leiria na tipografia

2 jul 2021 10:00

Moinho do Papel recebe exposição inédita de 32 obras da história da matemática em Portugal

o-celebre-almanach-e-o-papel-pioneiro-de-leiria-na-tipografia
O Almanach Perpetuum, impresso em Leiria em 1496 pelo tipógrafo Abrãao d’Ortas
DR

O ponto de partida da exposição, o centro de onde irradia todo o discurso, é o Almanach Perpetuum, o primeiro livro científico da imprensa portuguesa, impresso em Leiria, na tipografia de Abraão d’Ortas, há 525 anos.

Instrumento importante para a navegação na era dos Descobrimentos, vai estar durante quatro meses no Moinho do Papel, numa oportunidade rara para o grande público conhecer o contexto e o acontecimento, à época com impacto em Portugal e na Europa.

A exposição Tipografia Matemática Portuguesa 1496-1987 que inaugura esta sexta-feira, 2 de Julho, pelas 17 horas, no Moinho do Papel, em Leiria, com o alto patrocínio da Presidência da República, é um acontecimento inédito, segundo Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria, porque reúne 32 obras significativas da história da tipográfica matemática em Portugal, incluindo o Almanach Perpetuum, da autoria de Abraão Zacuto.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ