Sociedade

O Caco o Original do Maringá lança hambúrguer vegano

1 ago 2019 00:00

Para Fora Cá Dentro | Gil Jerónimo faz pausa da música e junta-se a Juliana Hipólito na restauração

O Caco Original de Gil e Juliana (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco Original de Gil e Juliana (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco Original de Gil e Juliana (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco Original de Gil e Juliana (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco o Original agora vegano  (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco o Original agora vegano (Foto: Jacinto Silva Duro)
O Caco o Original agora vegano (Foto: Jacinto Silva Duro)
A equipa do Caco Maringá (Foto: Jacinto Silva Duro)
A equipa do Caco Maringá (Foto: Jacinto Silva Duro)
A equipa do Caco Maringá (Foto: Jacinto Silva Duro)
Jacinto Silva Duro

Gil Jerónimo tem uma vida dupla. É um facto. É uma espécie de Batman. De noite, este Cavaleiro das Trevas da cidade do Lis sobe ao palco para alimentar o público com as suas letras e rimas e acariciar as cordas da guitarra enquanto dá voz a bandas como Les Crazy Coconuts, Jerónimo e Lost Lake. 

De dia, veste o avental e dedilha a espátula no Caco o Original, do Centro Comercial Maringá, em Leiria, e alimenta outro tipo de público. Ao seu lado, a substituir a Batgirl, está Juliana Hipólito, a sócia de Gil nesta aventura no mundo da restauração. 

Gerem a loja original do original Caco, desde o dia 1 de Março deste ano. E hoje, dia 1 de Agosto, estreiam uma novidade no menu. “É uma opção vegetariana/vegana. Um hambúrguer de tofu, acompanhado por legumes grelhados, espinafre e, em opção, queijo”, revela o músico. 

O novo prato junta-se a uma ementa onde não falta o tradicional hambúrguer de carne de vaca, outro de frango e até um de peixe – pescada. Além disso, conta já com outra alternativa vegetariana e vegana; o hambúrguer de soja, além do famoso, popular e também madeirense prego no caco. 

Os menus bebem inspiração na paisagem da Madeira e foram baptizados com nomes como Calheta, Choupana Real, Caniçal ou Camacha. “Também temos bifana e cachorro no caco. Uma verdadeira matilha!”, sorri Gil. 

Mas o que faz este ser “o original”? A característica que os sócios asseguram fazer deste o melhor bolo do caco fora da Madeira, de onde ele é natural, é o facto de seguir “a” receita original, ser cozido em chapa e de contar, entre os seus ingredientes, com a famosa batata doce do arquipélago. 
 

Sapateado de hambúrguer? 
Um destes dias, pode ser que, durante um almoço ou jantar no Caco o Original, seja presenteado por um concerto de uma das bandas de Gil Jerónimo. “Quem sabe se ele não serve às mesas a fazer sapateado, como acontece nos Crazy Coconuts?”, brinca Juliana. A promessa está feita e essa e outras novidades podem ser encontradas aqui, na página de Facebook do Bolo do Caco – Maringá

“Quem criou o conceito fez muita pesquisa de produto. Foi à Madeira e trouxe não apenas a receita para cá, mas também um mestre para a ensinar a confeccionar”, explica Juliana Hipólito. Mas hambúrguer que se preze precisa de acompanhamento. 

E é aqui que entra a batata frita com orégãos ou, a simples, porém sempre nobre, batata doce. “Foi a primeira loja com esta marca e a última a ser franchisada”, explica Juliana. Foi ela quem desafiou o sócio a mergulharem neste empreendimento. 

“Eu já era colaboradora do Caco e queria sair para montar um outro negócio com o Gil, mas fizeram-me a proposta de ficar com o espaço”, recorda.

Caco Business – Entregas no Trabalho
Se costuma dizer que não tem tempo para almoçar, o duo dinâmico Gil e Juliana têm a solução para si. O Caco já tem Take Away à hora de almoço e está prestes a lançar uma opção só para empresas. É o verdadeiro Caco Business e dá pelo nome de Entregas no Trabalho

Já sabe, se se sentir famélico, numa daquelas reuniões intermináveis à hora de almoço, só precisa de ligar para a loja do Maringá do Caco o Original e encomendar. Receberá tudo ainda quentinho e em menos de uma poncha.

O Caco O Original está de portas abertas de terça-feira a sábado, das 11:30 às 22 horas. À segunda-feira, abre à mesma hora, mas encerra às 15:30 horas. Os menus, com batata frita e sumo natural, custam entre 5,95 e 9,90 euros.