Viver

Nuno Matos Valente vence prémio literário no valor de 10 mil euros

14 jan 2024 18:33

O júri do Prémio Nacional Literário João de Deus distinguiu o escritor residente em Alcobaça pela obra O Segredo da Lagoa Escura

nuno-matos-valente-vence-premio-literario-no-valor-de-10-mil-euros
No romance, o autor explora a lenda da ligação da Serra da Estrela com a costa ocidental portuguesa
DR

“Radiante, emocionado, grato ao júri, à Bertrand Editora e ao Munícipio de Silves”, comenta Nuno Matos Valente nas redes sociais. “É um enorme incentivo para continuar a escrever e espero que vos encoraje a ler o livro”.

Com a obra O Segredo da Lagoa Escura, o escritor residente em Alcobaça é o vencedor da segunda edição do Prémio Nacional Literário João de Deus, no valor de 10 mil euros.

A iniciativa, bianual, dedicada à literatura para o público infantil e juvenil, é promovida pelo Município de Silves e pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade.

“A originalidade do tema e a qualidade literária do texto justificam a escolha”, entre 104 candidatos, considera o júri constituído por Luísa Ducla Soares (escritora), Ana Maria Magalhães (escritora) e Rui Marques Veloso (investigador e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil).

“O autor pesquisou e recolheu dados em numerosas fontes (registadas na bibliografia consultada) no sentido de uma coerência textual indutora de dúvidas que alimentassem o trabalho de recepção. A leitura de notícias e artigos da segunda metade do século XIX sustenta a criação imaginária de uma expedição científica para recolher provas de uma eventual ligação da lagoa ao mar da costa ocidental portuguesa; o potencial de mistério, que desafia a lógica racional e o espírito científico, conduz a uma sábia gestão da expectativa do leitor. Constata-se a construção de uma lógica interna que alimenta um texto vivo, coerente e desafiador. A qualidade literária do discurso mantém-se ao longo da narrativa, desafiando-nos e alimentando a pergunta – E se fosse verdade?”, detalha-se na nota de divulgação partilhada pelo Município de Silves.

No romance, editado em Maio de 2023 pela Bertrand Editora, “e construído a partir de uma lenda que apontava para uma provável ligação da Lagoa Escura da Serra da Estrela com a costa ocidental portuguesa”, Nuno Matos Valente “baseado em acontecimentos do século XIX e personagens reais da História de Portugal, recupera o imaginário fantástico da época e faz o retrato de um final de século onde a possibilidade de descoberta era ilimitada e a fronteira do desconhecido ficava, tantas vezes, ainda ao pé da porta”, pode ler-se no mesmo texto.

A cerimónia de entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD) realiza-se a 8 de Março, no âmbito das comemorações do 194.º aniversário do poeta e pedagogo, em São Bartolomeu de Messines, sua terra natal.

Nuno Matos Valente, que é natural de Lisboa mas cresceu em Castelo Branco e reside em Alcobaça, é autor de manuais escolares, publicou a colecção juvenil A Ordem do Poço do Inferno e o livro infantil Os Guardiões do Planeta, ambos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e escreveu o Bestiário Tradicional Português – As Criaturas Fantásticas do Imaginário Popular.

A terceira edição do PNLJD será lançada em Março de 2025.