Sociedade

"Nunca me passou pela cabeça ser nomeado cardeal" (Actualizada)

20 mai 2018 00:00

António Marto, bispo da diocese Leiria-Fátima foi hoje nomeado cardeal pelo Papa Francisco

nunca-me-passou-pela-cabeca-ser-nomeado-cardeal-actualizada-8699

O papa Francisco anunciou hoje que vai nomear o bispo português de Leiria-Fátima, António Marto, a 29 de Junho. 

“Nunca me passou pela cabeça que iria ser nomeado cardeal. Fui apanhado completamente de surpresa”, disse aos jornalistas, António Marto, numa conferência de imprensa após ter sabido que foi hoje nomeado pelo papa para o Conselho dos Cardeais.

António Marto revelou ainda que a emoção com que foi surpreendido obrigou-o a conter as lágrimas que lhe vieram aos olhos. “Tive de me dominar para não dar a entender nada àqueles que me rodeavam. É um serviço que a Igreja me pede e nunca o neguei, encontrei a tranquilidade de espírito nesta atitude da minha disponibilidade de colaborar com o Santo Padre nesta nova responsabilidade e neste novo serviço que ele me pede.”

O bispo referiu que não falou com o papa Franciso, nem tenciona fazê-lo pessoalmente nos próximos tempos. “Naturalmente que lhe escreverei uma carta a agradecer este ato de confiança pessoal e a pôr-me na disponibilidade para os serviços que ele pedir”, informou, ao referir que espera manter as suas funções na diocese de Leiria-Fátima.

O bispo de Leiria-Fátima nasceu a 5 de Maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves. Estudou nos Seminários de Vila Real e do Porto, sendo ordenado padre em Roma em 1971, como presbítero da Diocese de Vila Real.

 

Leia mais na próxima edição.